TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nome Do Projeto: Da Informação à ação

Ensaios: Nome Do Projeto: Da Informação à ação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

Nome do projeto:

Da informação à ação

Tema gerador

Prevenção contra as drogas nas escolas de ensino regular ou não, para crianças que frequentam o 5º ano do ensino fundamental I.

Justificativa:

Este projeto foi pensado diante do estímulo desafiador da Disciplina de Políticas Públicas de Saúde, Educação e Assistência Social. O grupo como o intuito de colaborar com a manutenção da integridade da criança e do adolescente, preservando a infância nas proporções desejáveis, na manutenção saudável do desenvolvimento integral do ser, traz uma proposta flexível e simples de colaborar com as garantias de direitos da criança, conforme a Lei nº 8069 de 13/07/92, art. 4º, onde diz:

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

A preocupação com a formação dos filhos tem gerando instabilidade dentro das famílias e o principal motivo é o acesso fácil às drogas lícitas e ilícitas. Alguns são até mesmo aliciados para o transporte e distribuição dessas substâncias entorpecentes. Muitos ainda ingênuos às maldades adultas acreditam nas promessas de vida rentável e fácil, sem punições ou sansões. Quando não existe um entendimento razoável sobre o assunto e as causas e consequências que isso pode trazer para sua vida, a criança se submete a fazer aquilo que lhe estão pedindo sem restrições ou recusas.

Pensando nas possibilidades de colaborar e minimizar essa participação infantil em um ato criminoso e destrutivo, é que o grupo pensou no projeto de prevenção dentro das escolas de ensino formal e não formal, com crianças do 5º ano do ensino fundamental I, com 9 a 10 anos de idade. Esta proposta está aqui descrita com informações e detalhes necessários para sua execução.

Público alvo:

Crianças entre nove e dez anos de idade, que frequentam o 5º ano do ensino fundamental I, nas escolas de ensino formal regular e em espaços não escolares.

Tempo de aplicação:

Durante um período de quatro meses, com encontros semanais, com duração de duas horas. Podendo ser ministrado conforme os projetos descritos no PPP (Projeto Político Pedagógico) da instituição acolhedora.

Objetivo geral:

Despertar na criança o interesse em construir uma vida íntegra pautada em valores morais, espirituais e sociais, visando conhecimentos aprofundados sobre a importância em prevenir-se à aceitação e alienação por parte de outros na distribuição e consumo de entorpecentes que possam afetar seu desenvolvimento biopsicossocial.

Objetivos específicos:

- Compreender os conhecimentos básicos sobre as drogas lícitas e ilícitas, seus malefícios a curto e logo prazo;

- Identificar que o “não” é algo a ser usado a seu favor, quando perceber um sinal de perigo eminente de convencimento vindo de algum adulto ou jovem;

- Reconhecer de imediato os perigos que o sondam diariamente e os sintomas que podem fazê-lo aceitar propostas que possam prejudicar seu futuro e abalar as estruturas familiares que são seus pilares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com