TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normalização - Psicologia B

Trabalho Universitário: Normalização - Psicologia B. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  6.071 Visualizações

Página 1 de 3

Norma Social e Normalização

Através do processo de socialização, integramos um conjunto de regras, normas vigentes na sociedade em que estamos inseridos e que regulam os comportamentos.

Normas

As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento.

Estas estruturam as interações com os outros (criam um padrão mais ou menos comum de comportamentos) e são aprendidas nos vários contextos sociais. A sua aprendizagem, muitas vezes inconsciente, é um fator imprescindível nas nossas vidas, permitindo uma certa estabilidade do meio e uma maior facilidade na aprendizagem de comportamentos. Por outro lado, sem as normas a relação interpessoal seria dificultada, ou seja, não conseguiríamos descodificar, nem prever o comportamento das pessoas com quem estabelecemos uma

Processos de influência entre indivíduos

Normalização

Conformismo

Obediência

Escola Secundária da Maia

Processos de Influência Social

5

interação. É graças ao conjunto de normas que os comportamentos dos indivíduos de um dado grupo social são uniformizados.

As normas traduzem valores dominantes de uma sociedade ou de um grupo, constituindo elementos de coesão grupal, dado que estabelecem um sistema de referência comum: atitudes e padrões de comportamento. Interiorizadas e partilhadas pelos membros do grupo, as normas são facilitadoras do processo de adaptação ao meio social e dos processos de aprendizagem inerentes, estabelecendo padrões de avaliação dos comportamentos, ou seja, todos se comportam da mesma maneira. Sendo relativamente duráveis no tempo, conseguem criar uma identidade para cada sociedade e assegurar a sua estabilidade da mesma.

“Uma escala de referências ou avaliações que define a gama de comportamentos, atitudes e opiniões permitidas e repreensíveis”.

Sherif (1969)

Em suma: As normas são, assim, agentes promotores da ordem e estabilidade nos relacionamentos sociais, permitindo prever o comportamento daqueles com quem se convive. Sem normas a vida social seria impossível.

Na ausência de normas explícitas, reconhecidas coletivamente, os indivíduos que constituem um grupo tentam elaborá-las influenciando-se uns aos outros. Este processo denomina-se de normalização. Esta necessidade decorre do facto de a ausência de normas ser geradora de desorientação e angústia nos membros de um grupo ou de uma sociedade.

O convívio entre as pessoas favorece um sistema de interações gerador de uniformidades a nível de interesses, ideais, atitudes e condutas. Tais uniformidades concretizam-se no seguimento de normas comuns e na partilha de formas semelhantes de pensar, sentir e agir entre as diversas pessoas do grupo.

Escola Secundária da Maia

Processos de Influência Social

6

A normalização permite a uniformização de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com