TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADOECIMENTO PSÍQUICO DE PSICÓLOGOS DIANTE DO CUIDADO À PACIENTES DO CAPS COM DEMANDAS GRAVES

Por:   •  12/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

CARLA RENATA DE OLIVEIRA DAYANE RAYANE DE SOUZA SILVA

ÉRIKA ROBERTA DE CASTRO OLIVEIRA

HEMILY EDUARDA BARBOSA OLIVEIRA

LARISSA BRASIL DOS SANTOS

ADOECIMENTO PSÍQUICO DE PSICÓLOGOS DIANTE DO CUIDADO À PACIENTES DO CAPS COM DEMANDAS GRAVES

Sete Lagoas

2020

INTRODUÇÃO

Quando falamos sobre saúde mental, principalmente aqui no Brasil, é possível identificar certo desgosto e até repulsa pelo assunto. Essa triste parte da história envolvendo a saúde mental deixou cicatrizes profundas em muitas pessoas, devido ao alto nível de horror vivenciado ou assistido ao longo do século XIX. Para os profissionais que precisam lidar diretamente com a dor e o sofrimento psíquico constante e intenso de pacientes, sobretudo nos casos mais graves, essa história, ainda que de maneira diferente, é remoída e vivenciada diariamente.

Presenciamos uma era adoecida, onde cada vez mais cedo os indivíduos são diagnosticados com patologias que tem exigido muito dos profissionais de saúde mental. Conseguir balancear o apoio a esses pacientes e manter um cuidado com sua própria saúde mental é uma tarefa bem difícil.

O presente trabalho volta o olhar para os profissionais de psicologia do CAPS, que diariamente tem contato com pacientes que vivenciam um sofrimento intenso. Em primeiro lugar, existem diversos fatores que devem ser considerados na hora de montar uma estratégia de intervenção no cuidado com esses profissionais. Foi possível destacar aqui alguns deles. De que maneira o profissional lida com a dor e o sofrimento, como lida com a sensação de fracasso, se há uma cobrança excessiva de si mesmo, se seu trabalho é corretamente valorizado, se ele procura apoio psicológico, entre outros.

Em pesquisa foi possível identificar o quanto são escassos os trabalhos de intervenção voltados para os profissionais de psicologia, geralmente são eles é quem fazem intervenções para outros profissionais. Diante do exposto, o conteúdo proposto para compor este projeto integrador é de altíssima relevância para nossa formação como futuros profissionais de psicologia. Levando em conta a crescente necessidade do psicólogo nas equipes de saúde, é de extrema necessidade estudar os fatores que levam esses profissionais ao adoecimento, a fim de pensar em estratégias que melhorem sua saúde mental. Partindo desta premissa buscar estudar o modo como o profissional da psicologia lida com a demanda dos casos mais pesados, conhecer e caracterizar o trabalho do psicólogo na atenção primária e seus efeitos na saúde desses profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com