TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFETUIDADE DO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO SE COMPARADO AO TRATAMENTO COM ELETROCONVULSOTERAPIA EM PACIENTES COM DEPRESSÃO GRAVE: REVISÃO SISTEMÁTICA

Por:   •  2/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.262 Palavras (14 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 14

EFETUIDADE DO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO SE COMPARADO AO TRATAMENTO COM ELETROCONVULSOTERAPIA EM PACIENTES COM DEPRESSÃO GRAVE: REVISÃO SISTEMÁTICA

Aluana Linhares Ribeiro1; Chirley Oliveira Reis1; Crislaine de Oliveira Santos1        ; Tarcisio Brandão Lima²;Fernanda Gomes Magalhães Soares Pinheiro3.

1 Acadêmicas do curso de Enfermagem do 8º período. UNIT

2 Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Reabilitação,  Professor Adjunto I da disciplina Enfermagem Baseada em Evidências. UNIT

3 Enfermeira, Mestre em Saúde e Ambiente,  Professora Assistente I da disciplina Enfermagem Baseada em Evidências. UNIT

RESUMO

A Depressão é conceituada como um estado mental caracterizado por tristeza, desespero e desestímulo quanto a qualquer atividade. O seu tratamento está relacionado à terapia farmacológica e eletroconvulsoterapia nos casos mais agravantes da doença. A eletroconvulsoterapia é uma técnica que utiliza a emissão de um determinado grau de corrente elétrica, sob anestesia, no paciente com crise depressiva na qual provoca convulsão sendo mais eficiente que a terapia medicamentosa.O objetivo desta revisão, foi de verificar a efetuidade do tratamento com a eletroconvulsoterapia em pacientes com depressão grave que não são adeptos ao tratamento farmacológico.Vinte artigos foram lidos na íntegra, porém apenas dez preencheram os critérios de inclusão. Além desses, os demais ensaios encontrados relataram melhora dos pacientes adeptos à eletroconvulsoteraia.

PALAVRAS-CHAVE

Eletroconvulsoterapia. Terapia Farmacológica. Depressão. Tratamento. Ensaio Clínico Controlado. Metanálise.

ABSTRACT

Depression is defined as a mental state characterized by sadness, despair and discouragement about any activity. Its treatment is related to drug therapy and electroconvulsive therapy in most aggravated cases. Electroconvulsive therapy is a technique that uses the emission of a certain level of electric current under anesthesia in patients with depressive crisis in which causes seizure being more effective than drug therapy. The objective of this review was to verify the efetuidade treatment with electroconvulsive therapy in patients with severe depression who are not adherents to drug treatment. Twenty articles were read in full, but only ten met the inclusion criteria. Besides these, the other trials found patients reported improvement of fans to electroconvulsive therapy.

KEYWORDS

Electroconvulsive therapy. Pharmacological therapy. Depression. Treatment. Clinical Controlled Trial. Meta-analysis.

1INTRODUÇÃO

Segundo o Dicionário Aurélio, depressão é conceituada como um estado mental caracterizado por tristeza, desespero e desestímulo quanto a qualquer atividade. Sendo um dos meios que mais causam prejuízos na qualidade de vida do ser humano, a depressão atinge hoje boa parte da população, onde atualmente o percentual de pessoas com esse transtorno chega até 11%. Apesar do alto número de pessoas, apenas 35% destes são tratadas de forma adequada (HIRSCHFELD et al., 1997, FLECK, 2009).

Para se diagnosticar doenças mentais leva-se em consideração a característica própria da mesma, sendo exclusivamente clínico. Porém com o auxílio da escala de depressão de Hamilton o profissional médico consegue medir o grau de depressão dos pacientes, a mesma é composta por vinte e um itens nos quais são avaliados na prática clínica, seguindo escore de 25 pontos, pacientes gravemente deprimidos; escores entre 18 e 24 pontos, pacientes moderadamente deprimidos; e escores entre 7 e 17 pontos, pacientes com depressão leve.(MANOELA, et al., 2014, FACO, 2008).

Dentre os sintomas da depressão estão à fadiga, diminuição de apetite, dores, alteração do sono, perda de peso, tristeza profunda e ainda irritabilidade.Tendo em vista que a associação da depressão e outros males clínicos impedem o acompanhamento correto e visando uma melhora dessa qualidade de vida, existem hoje vários tipos de tratamentos específicos para a depressão, dentre eles o farmacológico e a eletroconvulsoterapia(ROUCHELL et al., 2002 e de FRÁGUAS JR E FIGUEIRÓ, 2001).

O tratamento farmacológico com o uso de antidepressivos é eficaz, porém leva-se em consideração o que por conta do transtorno muitos pacientes fazem esse uso de forma ineficaz e inconsciente, interrompendo prematuramente o tratamento, o que resulta em declínio da doença. Considerando que o principal responsável pela melhora do tratamento é o próprio paciente, deve-se observar fatores que interfere na terapêutica, assim como os que contribuam para a adesão farmacológica (HARBI, 2012).

Entre a adesão e não-adesão do tratamento farmacológico pesquisas demonstram que depende de como o próprio doente vê o tratamento, observando-se que muitos abandonam o tratamento por fatores cotidianos e intrapessoais como, dificuldade de acesso ao serviço de saúde, seu próprio desejo em continuar o tratamento, relacionamento pessoal, tempo de dedicação para com o tratamento médico, dentre outros. Nessa perspectiva, criou-se um novo método que possa substituir o mesmo tendo porém os mesmos princípios terapêuticos, à eletroconvulsoterapia (MARINÊS e RITA 2009).

A eletroconvulsoterapia é caracterizada por uma técnica que utiliza a emissão de um determinado grau de corrente elétrica, sob anestesia, no paciente em crise depressiva na qual provoca convulsão, sendo mais eficiente que a terapia medicamentosa.Contudo antes do início dessa terapia é necessária uma avaliação clínica criteriosa juntamente com exames que determinem o exato estado mental do paciente para determinar tal tratamento (HUSAIN SS, 2009).

Desta forma, o objetivo desta revisão, foi de verificar a efetuidade do tratamento com a eletroconvulsoterapia em pacientes com depressão grave que não são adeptos ao tratamento farmacológico.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MÉTODO

2.1.1Tipo de estudo e critérios de inclusão

Revisão sistemática de ensaios clínicos aleatórios de acordo com os critérios da Colaboração Cochrane e Prisma-Statement. Foram incluídos nesta revisão apenas ensaios clínicos aleatórios sobreo tratamento da depressão por meio farmacológico e eletroconvulsoterapia, em pacientes diagnosticados com depressão grave que não consegue aderir adequadamente ao tratamento farmacológico. Não houve restrição quanto ao idioma e idade dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (278.4 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com