TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alienista Na Psicologia

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

O Alienista

"O Alienista" é um conto muito prestigiado do autor Machado de Assis, onde o

personagem principal é o DR. Sião Bacamarte um médico dedicado aos estudos da

loucura, um psiquiatra reconhecido no Brasil e também na Europa, Bacarmate retorna

a sua cidade natal em Itaguai no Rio de Janeiro para se aprofundar no estudo da loucura, conhece também uma jovem viúva chamada Evarista, conforme o médico a descreveu não era simpática nem bonita, mas se casou com ela porque acreditava que a mesma poderia ter filhos saúdaveis. Porém não conseguiu ter nehum herdeiro.

O Dr.Sião decide então abrir um manicônio em Itaguaí, que foi dado o nome de Casa Verde, por causa de suas janelas verdes, a príncipio foram internados loucos, mas depois o psiquiatra começou a identificar a loucura em todos, ocasionando medo em toda a cidade que começou a se revoltar, o primeiro morador que se levantou contra o médico foi Porfírio que era barbeiro mas pretendia ser político, mas o protesto armado não surtiu efeito porque descobriam que o médico não estava mais recebendo pelos internados.

Porfírio que também era conhecido como canjica, insastifeito por não conseguir seu objetivo, resolve então planejar outra rebelião que ficou conhecida como a Revolta das Canjicas, inúmeras pessoas foram protestar em frente a casa do médico, mas foram recebidos de forma muita pacífica e compriensível pelo Dr. Bacamarte, a príncipio os protestantes acalmaram os animos, mas só foi o médico voltar aos estudos que a população se alarmou novamente, as forças armadas chega no alvoroço para tentar conter a população, mas de forma inesperada acaba se juntando aos manifestantes, com isso Porfírio ganhou forças como líder e decidiu então oficializar a revoluação na Câmara dos vereadores, com permições políticas decide então se juntar ao Dr. Bacamarte e assim as internações continuam.

Alguns dias depois inúmeros protestantes da Revolução dos Canjicas, foram internados ocasionando um alvoroço maior ainda, por quanto disso João Pina um dos manifestantes se revolta contra Porfírio e consegue através do seu protesto destitui-lo de seu cargo. Mesmo depois de tantas manifestações a Casa Verde consegue se manter, e as internações continuam demasiadamente, e o Dr. Bocamarte acaba internando até mesmo a própria esposa, só porque ela teve insônia e não conseguiu escolher o vestido ideal para uma festa.

No decorrer das internações já constavam 75% da cidade internada, porém o médico ao perceber que havia errado, decidiu libertar todos, porque autora para o psiquiatra, o louco era aquele apresentava desvio de personalidade e não seguia uma regra, então em sua nova teoria o louco era aquele que mantinha constância em suas ações, e que seguia padrões e regras, baseado em seu novo estudo o alienista começa a internar pessoas e o primeiro foi o vereador chamado Galvão, o mesmo recomendou uma lei que impossibilitava a internação de deputados, porém mesmo assim as pessoas continuaram sendo internadas na casa verde, e quando fosse observado algum desvio de caráter o sujeito era considerado curado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com