TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo De Skinner

Monografias: O Behaviorismo De Skinner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

DISCENTE: JEFFERSON LOBO GOMES

O Behaviorismo de Skinner

Skinner foi uma das maiores personalidades dentro do campo da psicologia porque seus estudos fizeram grande diferença no setor educacional e em diversas áreas do conhecimento envolvendo comportamento, aprendizagem, ensino. Como exemplo disso cita-se um de seus principais estudos: o Behaviorismo de Skinner, um importante estudo acerca do comportamento humano relacionado à aprendizagem.

Apesar de o termo Behaviorismo ter sido inaugurado por Watson, foi Skinner, o sucessor de Watson, que deu continuidade aos estudos. A teoria baseia-se em estudar as interações de indivíduos com o ambiente, suas relações entre os indivíduos, ou suas ações. Ele se preocupava em descrever e não explicar o comportamento. Apenas o tratamento observável era tratado em sua pesquisa e não havia interesse em manipulá-lo, com isso, Skinner defende a ideia da análise experimental do comportamento.

Seus estudos são de grande importância para o setor educacional, porque cria métodos para facilitar a aprendizagem dos alunos e assim aumentar suas produtividades. Descobriu duas formas de aprendizagem, a de condicionamento respondente, que trata dos estímulos involuntários, como o batimento do coração e o condicionamento operante, que trata de ações com consequência, como realizar as tarefas domésticas, por exemplo. Ponto importante é que a compreensão do comportamento humano apoia-se em seu comportamento operante.

Com isso Skinner aponta que o ser humano seria controlado pelas leis do ambiente que o cerca, pelas ações do ambiente e não pelas ações internas do ser. A questão do reforçamento também constitui a teoria, com o reforçamento, observa-se consequências, que alteram a probabilidade futura de respostas, podendo ser positivo ou negativo. O reforçamento está presente nos métodos de aprendizagem, discutidos também por Skinner.

Com isso, observamos que o Behaviorismo foi de suma importância para a educação ou para os demais setores que envolvem relações de ensino e aprendizagem, como clínica psicológica, escolas, etc., pois analisa de tal forma o comportamento que cria métodos eficazes para o melhoramento da aprendizagem envolvendo o comportamento dos indivíduos. Serve de auxílio também para descrever nossos comportamentos em qualquer situação e modifica-los.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »