TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA COMPORTAMENTAL DE SKINNER

Artigo: TEORIA COMPORTAMENTAL DE SKINNER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  6.229 Visualizações

Página 1 de 7

RAQUEL FERREIRA GOMES

ROSANA MONIQUE RITA DOS SANTOS

TEORIA COMPORTAMENTAL DE SKINNER

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

RECIFE - 2011

O Behaviorismo de Skinner

O Behaviorismo é um ramo da psicologia que estuda o comportamento. A palavra inglesa behavior significa comportamento, conduta. De acordo com o pensamento comportamentalista, a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas. Um dos mais importantes behavioristas foi B. F. Skinner. O Behaviorismo de Skinner é conhecido como Análise Experimental do Comportamento e teve grande influência nos psicólogos. Skinner faleceu em 1990 e realizava suas pesquisas na universidade americana de Harvard.

Em diversos aspectos, a posição de Skinner representava uma renovação do behaviorismo tradicional. O behaviorismo de Skinner dedica-se ao estudo das respostas. Ele se preocupava em descrever e não em explicar o comportamento. A sua pesquisa tratava apenas do comportamento observável, e ele acreditava que a tarefa da investigação científica era estabelecer as relações funcionais entre as condições de estímulo controladas pelo pesquisador e as respostas subseqüentes do organismo. Skinner não se preocupava em especular sobre o que ocorria dentro do organismo. Seu programa não apresentava suposições a respeito das entidades internas, fossem as variáveis intervenientes, os impulsos ou os processos fisiológicos. Nessa visão, o organismo humano seria controlado e operado pelas forças do ambiente, pelo mundo exterior, e não pelas forças internas. Skinner não duvidava da existência das condições mentais ou fisiológicas internas, apenas não aceitava a sua validade no estudo científico do comportamento. Ao contrário de muitos dos seus contemporâneos, Skinner não considerava necessário usar grande quantidade de indivíduos nas experiências ou realizar comparações estatísticas entre as respostas médias dos grupos de pesquisados. O seu método consistia na investigação compreensiva de um único indivíduo.

A teoria de Skinner apóia-se na idéia de que o aprendizado tem a função de mudança no comportamento manifesto. O condicionamento operante é baseado na lei do efeito, segundo a qual o comportamento que produz bons efeitos tende a se tornar mais freqüente, enquanto que o comportamento que produz maus efeitos tende a se tornar menos freqüente. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a estímulos que ocorrem no meio e, portanto reforçar tais estímulos significa fortalecer o comportamento. Os reforçadores são designados como positivos e negativos. Os positivos dependem dos chamados estímulos reforçadores e os negativos ocorrem com o término de um estímulo aversivo. Um reforçador é um elogio verbal, uma boa nota, ou um sentimento de realização ou satisfação crescente. Um reforçador negativo é qualquer estímulo que resulta no aumento da freqüência de uma resposta, quando ele é retirado. Note-se que um reforçador negativo é diferente de um estímulo desfavorável. A punição é diferente do reforço negativo. Em termos conceituais, a punição se refere a aplicação de um desprazer após um determinado comportamento não pretendido por aquele que a aplica, enquanto que o reforço negativo caracteriza-se pela retirada do desprazer após a ocorrência de um comportamento pretendido por aquele que o promove.

Abordagem comportamentalista: Implicações educacionais

A abordagem comportamentalista de Skinner que defendia uma educação baseada no reforço, onde o estímulo era dado com a intenção de que os alunos procuram-se cada vez mais um melhor desempenho, e que os alunos que tinha um ritmo mais lento procurassem se igualar aos demais, para isso ele criou uma estratégia, a Máquina onde os alunos tinham uma atividade e deveria desempenhá-la em um menor tempo. Antes de levar essa técnica para sala de aula, Skinner testou seu método em animais dando a eles uma condição e o mesmo tinha que corresponder com o esperado, quando esse animal atendia a essa condição era considerado inteligente vendo que essa condição era bem aceito pelos animais e resolveu levar sua teoria para sala de aula assim tornando o ensino individualizado.

Conhecimento

Para Skinner o conhecimento é reflexo e resposta natural do meio, sendo esse resultado da experiência, ele dizia que quando sentimos frio o nosso corpo responde com um comportamento característico. O comportamento segundo Skinner teria possibilidade de ocorre, mas quando esse tinha um reforço às chances de acontecer seria maior. Para comprovar sua teoria Skinner usou como cobaia os animais, ele fez uma experiência usando rato que ficou conhecido como Caixa de Skinner, esse experimento ele colocou uma rato em um ambiente onde existia um botão que quando esse rato apertava o botão recebia um estimulo a comida. Para ele o rato inteligente era aquele que percebesses logo essa relação e passasse a agi de acordo com essa condição.

Educação (escola)

A educação está intimamente ligada à transmissão cultural. A educação, pois, deverão transmitir conhecimentos , assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle do mundo /ambiente As técnicas usadas no ensino eram exercícios de repetição, ensaio individualizado do tipo programado, demonstração para imitação, memorização e apresentava estímulos capazes de suscitar as relações adequadas às aprendizagens desejadas. A escola nessa teoria tem a função de manter e conservar os padrões de comportamento aceito e uteis para uma determinada sociedade era considerado como uma agencia educadora que adotava formar de controle de acordo com o comportamento. O comportamento é moldado a partir de estímulos externos onde que as decisões eram tomadas pelo professor ou dirigente sendo esse mantido através se reforço elogios, notas e prêmios.

Ensino-aprendizagem

Baseia-se em uma cadeia: Estimulo- Resposta- Reforço, onde o ambiente fornece estímulos, a criança fornece a resposta a essa condição com sua compreensão e é recompensado ou reforçado de sua produção pelos adultos com elogios, notas, prêmios.

Professor-aluno

Aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com