TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo. O estudo do comportamento

Artigo: O Behaviorismo. O estudo do comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 5

O Behaviorismo

O estudo do comportamento

O termo behaviorismo foi inaugurado pelo americano John b. Watson em 1913. O termo inglês behavior significa comportamento, por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos o behaviorismo.

Watson, postulando o comportamento como objeto da psicologia, dava a esta ciência um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Essas características foram importantes para que a psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica. Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes pela formação de hábitos.

Apesar de colocar o comportamento como objeto da psicologia, o behaviorismo foi modificando o sentido desse termo. Nos dias atuais não se entende comportamento como ação isolada de um sujeito, mas sim, a intenção entre o que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece. Sendo assim o behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente. Para explicar melhor as razoes aqui apontada utilizam-se duas explicações: a razão metodológica consiste na forma em que analistas utilizam a forma de investigação experimental e analítica para chegar às unidades de analise. A razão histórica refere-se a termos populares utilizados e mantidos por outros estudiosos do comportamento. Comportamento este entendido como interação individuo-ambiente. O homem começa a ser estudado a partir de sua intenção com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações.

A análise experimental do comportamento

Um dos mais importantes behavioristas que sucedeu Watson e B.F.Skinner.

O behaviorismo de Skinner tem influenciado muitos psicólogos de vários países onde a psicologia americana tem grande penetração, como o Brasil. A base da corrente Skinneriana esta na formulação do comportamento operante.

O comportamento respondente

O comportamento reflexo ou responde é o que usualmente chamamos de não voluntario e inclui as respostas que são eliciadas (produzidas) por estímulos antecedentes do ambiente.

Os comportamentos reflexos ou respondentes são estimulo-resposta incondicionadas, nas quais certas respostas do organismo que independem de aprendizagem. Quando esses estímulos são temporalmente pareados com estímulos eliciadores podem eliciar respostas semelhantes. As novas interações chamamos também de refluxos que agora são condicionados devido a uma historia de pareamento o qual o levou o organismo a responder a estímulos que se tornara a unidade básica de analise das interações individuo- ambiente foi à nova unidade de analise de sua ciência comportamento operante esse tipo de comportamento caracteriza a maioria de nossas interações com o ambiente.

O comportamento operante

O comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana. O ato de estar realizando uma leitura e um comportamento operante, assim como escrever uma carta, ou chamar um ônibus com o gesto de mão, tocar um instrumento musical etc...

O comportamento operante pode ser representado da seguinte maneira R-S, em que R é a resposta e S e o estimulo reforçador, a flecha significa levar A.

Esse estimulo reforçador é chamado de reforço. O termo estimulo foi mantido da relação R-S do comportamento respondente para designar-lhe a responsabilidade pela ação, apesar de ela ocorrer após a manifestação do comportamento. O comportamento operante refere-se à intenção sujeito-ambiente. Essa interação chama-se de relação fundamental à relação entre a ação do individuo e as conseqüências. É considerada fundamental porque o organismo se comporta, sua ação produz uma alteração ambiental que por sua vez, retroage sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura de ocorrência.

Reforça mento

Chamamos de reforço toda conseqüência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.

O reforço pode ser positivo ou negativo.

O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade de futura resposta que produz.

O reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua.

O condicionamento por se tratar de aprendizagem, e também reforçamento, porque um comportamento é apresentado e aumentado em sua freqüência ao alcançar o efeito desejado. O reforçamento positivo oferece alguma coisa ao organismo. O negativo permite a retirada de algo indesejável. A função reforçadora de um evento ambiental qualquer só é definida por sua função sobre o comportamento do individuo.

Alguns eventos tendem a ser reforçadores para toda uma espécie, como por exemplo, água alimento e afeto.

No reforçamento negativo dois processos importantes merecem destaque;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com