TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo do comportamento organizacional

Trabalho acadêmico: O estudo do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP POLO CRISTALINA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BHENETY MEDEIROS DA CRUZ RA: 420704

LUCAS AUGUSTO CAMPELO MOURA RA: 433247

RICARDO BORGES BARBOSA RA: 423281

SAMANTHA JOSÉ BORGES RA: 426564

WALISSON ALVES RIBEIRO RA: 428156

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Prof.ª Yaeko Osaki

CRISTALINA-GO

2013

SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. Comportamento organizacional 4

3. Conceito de inovação 5

4. As principais características 6

5. Percepção e comunicação 7

6. Conclusão................................................................................................................................9

7. Referências bibliográficas.....................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda uma visão do que venha a ser comportamento organizacional trabalhado dentro das organizações tendo como objetivo o de alcançar pontos positivos que os empreendedores das grandes empresas desejam como aumento da produtividade em um tempo relativamente curto, aliados a inovação de produtos e serviços que o mercado oferece constantemente com base em novas tecnologias que surgem, bem como as principais características de uma equipe bem gerenciada por parte de um coordenador de recursos humanos, que tem como forte em si a liderança, que busca dirimir os conflitos, evitando desgaste da força de trabalho, bem como facilitador da comunicação entre todos os membros da equipe, de modo a alcançar os objetivos propostos pela organização.

A eficiência e eficácia são conceitos usados para determinar se as organizações estão conseguindo exercer sua função com sucesso no ambiente. O conceito eficiência caracteriza o administrador com alta capacidade de produtividade e desempenho. Já o termo eficácia está relacionado com a capacidade atender as necessidades com precisão, focando-se no objetivo da organização.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional trata-se do estudo do comportamento humano dentro de uma organização, a fim de obter uma organização eficiente, eficaz e efetiva.

A aplicação, previsão e controle do comportamento humano são o principio do comportamento organizacional.

O estudo do comportamento organizacional influencia no aumento da produtividade e da qualidade dos produtos de uma empresa, melhorias nas habilidades pessoais, na convivência entre pessoas de diferentes raças, sexo, nível de idade e com deficiência física, estimula inovação e a mudança, melhora o comportamento ético, ajuda o colaborador a buscar a estabilidade entre a vida pessoal e profissional.

Segundo Derek Pugh, Comportamento Organizacional é: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela”.

De acordo com o professor John Ivancevich, o Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Sistemas Abertos Sistemas Fechados

Um sistema que tem entradas e saídas trocando matéria e energia regularmente com o meio ambiente. A qualidade de sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza e reorganiza continuamente aproximando-se de uma operação adaptativa. O sistema fechado possui pouca flexibilidade e adota critérios de racionalidade técnica. Suas entradas e saídas são limitadas, bem conhecidas e perfeitamente determinadas, guardando entre se uma relação de causa que pode ser matematicamente conhecida.

CONCEITO DE INOVAÇÃO

Realizamos uma pesquisa de campo onde foram entrevistados 20 integrantes de uma organização de comércio de peças automotiva e oficina mecânica com a seguinte indagação. Qual o conceito de inovação para você? Acompanhe o resultado da pesquisa:

35% Inovação é satisfazer as necessidades do cliente;

30% Inovação é uma novidade no mercado;

10% Inovação é a busca por novas técnicas de abordagem;

10% Inovação é transmitir ao cliente que o local onde ele se encontra é bastante hospitaleiro;

10%Inovação é a transformação constante do que já existe;

5% Inovação é levar ao cliente um atendimento satisfatório.

Segundo o diretor do Ciec, Michael Ryan, o Brasil tem alto investimento em pesquisa básica nas universidades, recursos humanos de qualidade e publicações de artigos científicos de impacto internacional. Mas a pesquisa não chega ao mercado porque o ambiente não é motivante para a inovação.

O acesso ao capital de risco, no Brasil, é dotado de uma política muito burocrática.

Para o diretor da fundação Butantan, Isaias Row, falta no Brasil uma cultura de empreendedores. Segundo o professor, a escola pública e privada não ensinam a pessoa a aprender sozinha.

Apesar de se ter grandes talentos com grandes conhecimentos e experiências, dentro de uma organização, também é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com