TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo: o estudo do comportamento humano

Seminário: Behaviorismo: o estudo do comportamento humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Seminário  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1 (Equipe)

Discutir com sua equipe a respeito de possíveis problemas cotidianos recorrentes no cotidiano de uma escola. Aproveitar a experiência dos estágios e dos colegas que já atuam na área como professores. Debater de que forma as diferentes teorias analisariam tais questões.

Passo 2 (Equipe)

Elaborar documento com problemáticas (conjunto de perguntas) sobre o cotidiano escolar, que serão abordadas no artigo a ser escrito. Essas problemáticas devem tratar de desafios com que o professor se depara, de modo que a sua compreensão mais aprofundada pode colaborar com a qualidade do trabalho docente.

Passo 3 (Equipe)

Entregar, ao professor, o documento elaborado no passo anterior, em data a ser combinada.

Aulas-tema: Behaviorismo: o estudo do comportamento humano. Gestalt: A

Psicologia da forma. Psicanálise: a descoberta do inconsciente. Construtivismo – Piaget. Vygotsky: enfoque interacionista do desenvolvimento humano. (Aulas 4, 6,

8,10 e 12).

Esta teoria teve início em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê“. Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Nesta época vigorava o modelo behaviorista de S-R, ou seja, de resposta a um estímulo, motor gerador do comportamento humano. Watson é conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico, que crê ser possível prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivíduo vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento – a conhecida experiência com o cachorro, que saliva ao ver comida, mas também ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeição.

Assim, qualquer modificação orgânica resultante de um estímulo do meio-ambiente pode provocar as manifestações do comportamento, principalmente mudanças no sistema glandular e também no motor. Mas nem toda conduta individual pode ser detectada seguindo-se esse modelo teórico, daí a geração de outras teses. Eduard C. Tolman propõe o Neobehaviorismo Mediacional ao publicar, em 1932, sua obra Purposive behavior in animal and men. Na sua teoria, o organismo trabalha como mediador entre o estímulo e a resposta, ou seja, ele atravessa etapas que Tolman denomina de variáveis intervenientes – elos conectivos entre estímulos e respostas -, estas sim consideradas ações internas, conhecidas como gestalt-sinais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com