TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Behaviorismo Radical

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Na observação em termos de ciência é de carater notório e de extrema importância que desde o príncipio dos estudos científicos, a visão sempre foi um aspecto importante relacionados aos estudos baseados na ideia de observação, mas que na época não tinha sido tão valorizada como deveria pela ciência como se tornou a principal ferramenta na ciência moderna. A observação foi tomando maiores proporções com a ideia do positivismo, que logo utilizou o método de observação sobre os procedimentos metodológicos do Behaviorismo Radical.

O positivismo lógico foi representado por um grupo filosófico, formado pelo Círculo de Viena, que visavam as tradições do empirísmo e da análise. Essa essência simboliza uma crítica a maioria da teses de tradições filosóficas, e de maneira especial a abordagens relacionadas a metafísica, etimologia e ética. Entretanto foram discutidos diversos pontos de vistas filosóficos como o de Budgman que não apoiou a proposta em si. É importante salientar o quanto o operacionismo veio para influenciar o mainstream da Psicologia, contendo diversas cláusulas adicionais presentes.

O Positivismo Lógico e o Operacionismo tiveram forte impacto sobre os Behavioristas, contudo a natureza é fundamental para a compreensão do contexto desse evento, o que marcou o surgimento da filosofia behaviorista radical, onde o próprio Skinner obteve o reconhecimento de Budgman, onde ele conseguiu expor sua visão idiossincrática sobre o operacionismo, fazendo assim com que Skinner desenvolve-se seu próprio conceito de operacionismo, estabelencendo o modelo da tríplice contingência, onde argumentou sobre os problemas na filosofia e trazendo a análise filosófica “tradicional”.

O estudo do Behaviorismo Radical abordado por Skinner, nos fornece outro formato de leitura sobre o ser humano por meio da observação nos processos comportamentais e como são entendidos os sintomas, esse estudo desenvolvese em primeiro momento através do comportamento do organismo, para entender suas funções e a forma de como ele lida. Todo comportamento é provocado por um estímulo que se manifesta com uma reação, para que seja reforçada ou punida. Skinner destaca a visão científica e empírica na interação com o ambiente e suas variáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com