TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O behaviorismo radical e a psicologia como ciência

Resenha: O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Resenha  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  805 Visualizações

O behaviorismo radical e a psicologia como ciência

O behaviorismo radical é um dos meios de entendimento da psicologia, dentre outros autores atuais, B.F. Skinner (1904-1990) foi um dos pioneiros neste assunto.

Este estudo busca explicações para as ações humanas, e Skinner apresenta propostas em três de seus textos para destacar, o objeto de estudo, os métodos adequados para estuda-lo e o modelo de causalidade.

Aos olhos de Skinner, a psicologia é a ciência que trata de organismos vivos, sendo assim, parecida com a biologia, e em seu texto ''o objeto de estudo da psicologia'' ele cita que os psicólogos deveriam partir dai seus estudos e pesquisas.

No segundo texto: ''desafios metodológicos'', Skinner afirma não acreditar que o operacionismo trouxe alguma contribuição prática para os cientistas, pois segundo ele, não havia conhecimento adequado para o entendimento do comportamento humano na época.

Então baseado nisso, Skinner apresenta uma nova abordagem, o comportamento verbal, que busca entendimento de como e porque agimos de tal maneira.

No behaviorismo de Skinner o ser humano deve ser analisado e estudado em sua totalidade.

Em seu ultimo texto Skinner começa dizendo que o behaviorismo não é uma ciência do comportamento e sim uma filosofia do comportamento, aonde ele busca a veracidade dos fatos.

Assim fica inevitável não relacionar o behaviorismo radical com outras áreas da psicologia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com