TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O behaviorismo radical e a psicologia como ciência

Tese: O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

VOU TRABALHAR MAIS UM POUCO NESSE RESUMO, AGORA QUE COMECEI A ENTENDER ELE, MAS COMO TENHO QUE ENTREGAR ALGO VOU MANDAR ESSE MAS NA QUARTA VOU LEVAR ELE MODIFICADO

Resumo do texto

O behaviorismo radical e a psicologia como ciência

B. F. Skinner (1904-1990) foi o principal autor do que hoje chamamos de Behaviorismo Radical. Esse termo foi usado por ele próprio em um texto publicado em 1945.

Skinner ao ingressar nos estudos da psicologia encontra um cenário onde as idéias do que seria o behaviorismo já estava sendo discutida, ou seja, apesar de ele ser seu principal autor ele não foi o "criador" desta linha doutrinaria.

O objetivo do Estudo da Psicologia.

Skinner traça nesse momento um paralelo entre o que podemos chamar de 'mentalismo' e o Behaviorismo. O behaviorismo que por sua vez estuda a vida, ou mais especificamente organismos vivos. Entende-se atraves desta tambem a afrimação que indica que a psicologia "é parte da biologia".

O Behaviorismo estuda a privacidade, um traço aparentemente exclusivo dos seres humanos, sendo assim, vemos que esse estudo não seria uma exclusividade do mentalismo. O Behaviorismo tambem tinha como foco entender como cada ser humano reagia de acordo com os estimulos que recebia, tendo em mente que cada um tem uma perspectiva a respeito da mesma experiencia. Neste sentido o que de divergia entre eles é a natureza que cada uma dessas visões atribui aos fenomenos. O Behaviorismo atribui uma natureza fisico-mental enquanto que ao Mentalismo só interessa o mental.

Segundo Skinner, o mentalismo afirma que a única dimensão do universo existente e capaz de ser diretamente conhecida é a mental. Assim vemos que as diferenças entre o Mentalismo e o Behaviorismo sempre vai envolver o que significa conhecer e a discução sobre a acessibilidade e os eventos que são objetos de conhecimento.

Desafios Metodológicos.

O opercaionalismo é um procedimento que é utilizado para evitar que os cientistas fundamentem seu conhecimento em fenomenos que não podem ser mensurados de maneira que podemos evitar falacias. O conhecimento precisa ser fundamentado em observações, conceitos de base impirica. Apesar disso o próprio Skinner afirma que o operacionalismo não trouxe evolução devido a limitação de conhecimento que existia na época.

Segundo Skinner precisamos tratar os conceitos como respostas verbais. As pessoas no seu dia-a-dia falam de coisas subjetivas sobre elas mesmas, coisas que somente elas podem mensurar, ou seja, questões que outros não tem acesso, e por sua vez, continuam a fazer isso por toda a sua vida. Percebemos assim que o alvo da pesquisa do psicologo está voltada ao dia-a-dia, nos espodios normais. Nesse ambito em que "a invasão instrumental" não surtiria efeito.

Outro fator relacionado com é em relação a repressão de um ato reprovavel. O individuo fica ciente de seu erro caso a sociedade venha reforçar respostas verbais com relação ao seu comportamento. Tendo isso em mente percebemos e entendemos o que Skinner falou sobre o estudo e investigação dos fenomenos humanos em sua totalidade e complexidade, tendo em mente que para isso não precisamos imaginar uma dimensão extraordinaria e sim percebermos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com