TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CHAPEUZINHO VERMELHO X PSQUIANALISE

Por:   •  27/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

AS TEORIAS PSICANALÍTICAS

Analice Quima de Moraes - Matrícula 202109077066

Claudiane Cavalcante de Lira - Matrícula 202209042019

Rogério Donizeth Paoleschi - Matrícula 202209212054

São Paulo – SP

09/2022

História de Chapeuzinho Vermelho

A história da Chapeuzinho Vermelho, contada há séculos, surgiu na Idade Média, a partir da tradição oral dos camponeses europeus.

Em 1697, Charles Perrault publicou a primeira versão da Chapeuzinho Vermelho, no entanto, a história não foi muito bem recebida pelos pais, que se negavam a contar para os filhos uma narrativa violenta e sem final feliz em que a menina e a vovó eram devoradas pelo lobo.

Em 1812, na versão dos irmãos Grimm, a mais conhecida e a que mais agrada o público, pois garante um final marcado pela justiça.

O final da história original era trágico, em que o Lobo devorava a avó e a neta, então os irmãos Grimm alteraram a narrativa e acrescentaram a figura do caçador, que salvou a vovó e a chapeuzinho vermelho, garantindo um final feliz.

Temos a história de uma garota que atravessava a floresta para visitar sua avó doente, mas no meio do caminho é enganada por um lobo mau. Na lenda, temos como protagonista uma adolescente que acaba de entrar no mundo dos adultos, podendo ter sua capa vermelha uma associação ao símbolo da menarca.

A HISTÓRTÓRIA COM ANÁLISE NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL

A história narra através de forma simbólica, uma menina em sua puberdade que luta contra os seus princípios edipianos e que ao final a salva deles para que ela possa viver livre de conflitos. Importante ressaltar que a família da personagem é formada exclusivamente por mulheres, representadas pela mãe e a avó.

As figuras maternas da mãe e da avó são insignificantes e elas não podem, segundo a narrativa, nem ameaçar e nem proteger a personagem principal destas lutas. A história pode ser representada por uma protagonista ingênua e vulnerável ao confiar no lobo, e ao mesmo tempo representada por uma antagonista forte ao assumir o risco de desobedecer a mãe e seguir por um caminho desconhecido e mais longo.

A figura do homem na história é representada pelo sedutor destruidor (lobo) e da figura paterna (caçador) responsável e resgatadora. A narrativa é que Chapeuzinho Vermelho estivesse tentando entender a natureza contraditória da natureza do masculino ao experimentar todos os aspectos da sua personalidade (tendências egoístas, antissociais, violentas e potencialmente destrutivas do ID - lobo) e o altruísmo e proteção do caçador.  

A ingenuidade da Chapeuzinho a deixa vulnerável às armadilhas e isso é muito perigoso se vivermos assim a vida toda. Chapeuzinho dá ao lobo, ao ser questionada, orientações específicas para chegar na casa da vovozinha, seria falta de malícia, ou manifesta o seu desejo inconsciente de se livrar do lobo?

 A mãe oferece à Chapeuzinho uma capa vermelha e sabemos que a cor vermelha é por natureza atraente e o vermelho é também conhecido como a cor que representa a natureza passional, violenta (sexuais).

O nome Chapeuzinho Vermelho indica a importância característica da personagem principal da história, ela era muito pequena para administrar tamanha simbologia (sexualidade) representada na cor vermelha e sabemos que a sexualidade prematura é uma experiência regressiva. Uma pessoa imatura que vive uma experiência sexual, recai em modos Edipianos e acredita que o único modo de ter sucesso é se livrando dos competidores mais experientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com