TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CORPO E O SINTOMA HISTÉRICO

Por:   •  29/11/2017  •  Resenha  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

O CORPO E O SINTOMA HISTÉRICO

VI TURMA DE FORMAÇÃO BÁSICA DE GOIÂNIA

MÓDULO I: GTEP DO DEPARTAMENTO DE PSICANÁLISE DO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE

COORDENADORA: PAULA FRANCISQUETTI

ALUNA: GRAZIELLA MTANIOS HANNA

O CORPO E O SINTOMA HISTÉRICO

A psicanálise iniciou-se com a prática clínica da histeria. Charcot é quem concede à histeria um estatuto científico, fazendo dela uma neurose, entretanto ele não escuta o sofrimento das histéricas e sim as convida a fixar-se na cena. Alonso e Fuks colocam que “As histéricas oferecem seu corpo para confirmar o saber médico” (2005)

Charcot mostra que o próprio nome histeria, sendo igual a útero dificultaria o avanço da ciência. Faz dela uma doença neurológica, mental e a separa da sexualidade. Neste contexto se dá a chegada de Freud viaja em Paris no ano de 1885 para aprender com o mestre.

Freud dá voz ao sofrimento das histéricas. É diante da impossibilidade de o discurso médico responder aos sintomas somáticos da histeria de conversão que emerge o desejo de saber em Freud, dando origem à psicanálise.

Ao retornar de Paris, Freud instala-se em Viena como médico de enfermidades nervosas, e incluía dois recursos em sua prática clínica: eletroterapia e a hipnose. Freud descobre na hipnose um instrumento de investigação psíquica do paciente, e procura o amigo e mestre Josef Breuer para estudo mais detalhado do caso já conhecido por ele, de Anna O.

Os "Estudos sobre a histeria", que foram escritos e publicados no período entre 1893-1895 (2007), compõem-se de cinco casos clínicos, quatro escritos por Freud e um por Breuer. O último e mais longo de todos - o caso Elisabeth - é dividido por Freud em três etapas e concluído através de uma discussão sobre o mecanismo da conversão.

Afinal o que é a histeria de conversão? E qual o lugar dos sintomas corporais aí presentes? Considero que é a retomada dessa discussão inicial que pode viabilizar um trabalho de distinção com outras formas de sofrimento que têm no corpo o personagem principal. Uma das singularidades da histeria é a “conversão”, termo que designa a transformação da excitação psíquica em sintomas orgânicos crônicos (BREUER; FREUD, 1893-95).

Elisabeth Von R., filha caçula de três irmãs, tinha 24 anos quando aparecera para atendimento com Freud em 1892 e sofria de dores nas pernas e dificuldade em andar, há dois anos.

Freud coloca na discussão sobre o Caso de Elizabeth Von R. que como médico neuropatologista havia sido capacitado para dar diagnósticos locais e eletroprognósticos, afinal nem sempre havia sido psicoterapeuta. Acrescenta que aquela forma de atuação não lança luz sobre os estudos da Histeria.

Freud pontua que não foi simples chegar a um diagnóstico da jovem, e pondera os motivos que o fizeram colocá-la na categoria dos sintomas histéricos e não orgânicos. “Fiquei impressionado com a indefinição de todas as descrições do caráter das dores fornecidas pela paciente, que era, não obstante uma pessoa muito inteligente. Um paciente que sofra de dores orgânicas, a menos que além disso seja neurótico, as descreverá de forma definida e calma” (FREUD, 1893-1895).

Sendo assim, coloca que foi a imprecisão do discurso de Elisabeth sobre as dores que sentia que fez com que estabelecesse o diagnóstico de histeria. Freud distingue então três maneiras de se falar de uma dor somática:

  1. Doente com mal orgânico: fala da dor tranquilamente com detalhes e precisão;
  2. Hipocondríaco: Recusa qualquer classificação de suas dores dada pelo médico. Acredita que a linguagem não é bastante rica para que expresse todas as suas sensações. Sempre acrescenta novos detalhes e quando é interrompido tem a sensação de não ter sido compreendido pelo médico;
  3. Histeria: fala de suas dores com indiferença – “bela indiferença”, em que Freud coloca que sua atenção está voltada para outra coisa, e que as dores são apenas acessórios a seu verdadeiro interesse.

Nos primeiros trabalhos freudianos a expressão histeria de conversão não é utilizada porque o mecanismo da conversão caracterizava, até então, a histeria em geral. É o que se verifica nos "Estudos sobre a histeria" (Freud, 1893-1895/2007) e, especialmente, na apresentação do caso Elisabeth quando Freud descreve o mecanismo subjacente à conversão.

Freud coloca que o recalque é mecanismo fundamental tanto na histeria de conversão como na histeria de angústia. Em ambos, o primeiro momento é o mesmo: nele se separa a representação do afeto, e a representação se desaloja da consciência. Na histeria de conversão, o afeto transforma-se em expressão no corpo, e, na histeria de angustia, transforma-se em angústia.

Freud identifica como conversão quando na histeria, a representação incompatível é tornada inofensiva pela transformação de sua soma de excitação em alguma coisa somática. Acrescenta que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com