TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Carl Rogers, Conceitos

Por:   •  14/5/2021  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Explicação, conceitos e exemplos da teoria de Carl Rogers:

Campo de Experiência: é um campo fenomenal que está ligado ao que ocorre no organismo do indivíduo, ele tem tendência a se inclinar para perigos imediatos e experiências que foram agradáveis por isso ele é diferente para cada indivíduo, porque cada um tem sua própria vivência.

Exemplo: sensações, emoções e sentimentos que ocorrem ao longo da formação da personalidade do sujeito.

Self: o self se trata da forma com que o indivíduo se vê no presente momento com base em suas experiências passadas e expectativas futuras, é uma visão e reconhecimento amplo que o indivíduo tem  de suas características.

Exemplo: o indivíduo gosta de cozinhar, dançar, estudar inglês. São características amplas.

Já o Self Ideal não se trata daquilo que o indivíduo é e sim do que ele gostaria de ser, ao contrário do self ele foca e valoriza só uma característica, seja ela positiva ou negativa. É a forma com que o sujeito que ser visto por outras pessoas. (grande chance de frustações e incongruêcia)

Exemplo: o indivíduo é bom em jogar futebol, então vai só focar nisso e falar disso porque é como ele quer ser visto o tempo todo.

Congruência: é a capacidade do indivíduo de perceber e compreender as coisas como elas realmente são com base no seu campo de experiência,  conseguindo externaliza - las e sem distorce – las.

Exemplo: O sujeito leva uma bronca do chefe e ao invés de interpretar aquilo como “ meu chefe não gosta de mim e por isso está pegando no meu pé” ele vai reconhecer o que levou ele a levar aquela bronca e procurar melhorar.

Incongruência: é o contrário de congruência, se trata da visão misturada e distorcida que o indivíduo tem devido a experiências passadas (traumas e sofrimentos).

Exemplo: o sujeito leva um bronca do chefe e já quer se demitir e já acha que o chefe não gosta dele, ou seja, ele não procura entender o que levou ele a levar aquela bronca e no que ele pode melhorar.

Tendência a Autoatualização: Rogers diz que todos nós nascemos com uma tendência a se autorealizar com um impulso a saúde, porém, ao longo da vida pode ocorrer “imprevistos” e traumas que desvie e atrase o indivíduo nessa busca e então surge o papel do psicoterapeuta em dar dicas que vá fazendo com que seu cliente dê um novo significado aquela situação que o desviou da sua tendência a autorrealização e volte a busca - la.

Exemplo: a autoatualização se refere a constantes mudanças cotidianas da qual o indivíduo se adapta, um exemplo disso é quando ele não está feliz no seu emprego e vai fazer um novo curso pra poder trabalhar na área que ele goste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com