TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Casamento NA VISÃO JUNGUIANA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS

Por:   •  22/8/2017  •  Monografia  •  7.534 Palavras (31 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DA PAZ (UNIPAZ-GOIÁS)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA ANALÍTICA

FÁTIMA LÚCIA MARTINS RIBEIRO

MIRIAN MORAES

O Casamento NA VISÃO JUNGUIANA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS

GOIÂNIA

2017


FÁTIMA LÚCIA MARTINS RIBEIRO

MIRIAN MORAES

O Casamento NA VISÃO JUNGUIANA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS

FÁTIMA LÚCIA MARTINS RIBEIRO

MIRIAN MORAES

Artigo apresentado para obtenção de nota referente à disciplina Fundamentos Epistemológicos  da Psicologia Transpessoal do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal realizado pela Universidade Internacional da Paz (UNIPAZ-GOIÁS).

Orientador:  Profº Drº. Jorge Zacharias

GOIÂNIA

2017

O Casamento NA VISÃO JUNGUIANA DOS TIPOS PSICOLÓGICOS

Resumo

Carl Gustav Jung foi um psicólogo e psiquiatra suíço, um dos responsáveis pela criação da psicologia analítica e que deu origem a teoria dos tipos psicológicos, onde traça características de cada personalidade e como as mesmas interferem em relacionamentos e em ações do indivíduo no seu cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os tipos psicológicos discutidos por Carl Gustav Jung e como os mesmos encaixam-se dentro do casamento, demonstrando assim como é necessário um bom relacionamento conjugal para uma vida seja saudável e plena. Assim, pretende-se utilizar como metodologia para estas pesquisas referenciais teóricos que se baseiam em autores como Jung (1986), Ramos (2005), Costa (2000), dentre outros que discutem esse laço de união tão presente na sociedade, mas que para ser forte e duradouro, também precisa levar em consideração as características dos indivíduos que o compõem. Assim, ficou claro que como existem tipos psicológicos diferenciados, um casamento sempre é diferente um do outro, pois cada pessoa carrega consigo não somente sua personalidade, mas também as experiências vividas e por isto, os resultados em um relacionamento desse tipo são diversificados, dependendo de cada tipo psicológico e de sua adaptação ao outro.

Palavras-chave: Tipos Psicológicos. Casamento. Relacionamento. Vivência Psicológica.  

Abstract

Carl Gustav Jung was a Swiss psychologist and psychiatrist, one of the founders of analytical psychology, who gave rise to the theory of psychological types, where he traces the characteristics of each personality and how they interfere in the individual's relationships and actions in his daily life. The present work aims to present the psychological types discussed by Carl Gustav Jung and how they fit into marriage, thus demonstrating how a good marriage relationship is necessary for a healthy and fulfilling life. Thus, it is intended to use as a methodology for these theoretical reference studies that are based on authors such as Jung (1986), Ramos (2005), Costa (2000), among others who discuss this bond of union so present in society, Be strong and durable, also needs to take into account the characteristics of the individuals that compose it. Thus, it is clear that as there are different psychological types, a marriage is always different from each other, because each person carries not only his personality, but also the lived experiences and therefore, the results in a relationship of this type are diverse, depending Of each psychological type and their adaptation to the other.

Keywords: Psychological Types. Marriage. Relationship. Psychological Experience.

1 INTRODUÇÃO

O termo casamento, de acordo com Costa (2000) apresenta um sentido de aliança, historicamente, essa relação objetiva uma ligação material, entretanto o cristianismo inseriu a ele um novo sentido, já que sempre houve ritos de casamento em religiões antigas. A afetividade, o compromisso sentimental, passa a complementar o valor semântico do verbete. Ainda segundo Costa (2000) o radical mater (mãe) seguindo o mesmo modelo lexical de patrimônio, também pode ser do latim medieval casamentu, o conceitua como um ato solene de união entre duas pessoas capazes e habilitadas, com legitimação religiosa ou civil.

Ainda de acordo com Costa (2000) há uma corrente que acredita ser o casamento uma invenção cristã, mesmo que sempre tenham existido ritos em culturas muito mais antigas, mesmo no judaísmo do Velho Testamento. O cristianismo, porém, passou a tratar o casamento como uma união indissolúvel, celebrada por um sacramento, uma espécie de contrato feito entre duas pessoas que veio substituir antigos costumes de poligamia (que também era uma forma de casamento) e que por isto, provocou grande mudança nos hábitos em vários lugares do mundo. 

Almeida (1990) apud Colaciti (2008) considera que o ser humano de alguma forma está conectado com seus semelhantes e para viver é necessário que haja uma sintonia social. O crescimento físico, emocional e espiritual, passa pelo contato com outros seres humanos e esse crescimento surge por meio de uma influencia diversificada.

    Na visão de Carl Gustav Jung (1986) dos tipos psicológicos, é comum identificar indivíduos que se mostrem atraídos por pessoas que demonstram diferentes características delas mesmas. Seja pelas características que desejaria ter e que admira no outro ou também por aquelas características que não aprecia em si mesma, mas que não são percebidas no outro. É por isto que ao analisar a questão do casamento, pode-se também analisar a teoria dos tipos psicológicos criados por esse autor, demonstrando que cada pessoa é diferente entre si e que o relacionamento entre elas pode vir a ter resultados diferenciados a partir de cada um desses tipos psicológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (292.1 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com