TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO À MORADIA: AS PRIMEIRAS LUTAS POR MORADIA POPULAR EM MANAUS

Por:   •  22/10/2017  •  Monografia  •  4.170 Palavras (17 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO SERVIÇO SOCIAL

O DIREITO À MORADIA: AS PRIMEIRAS LUTAS POR MORADIA POPULAR EM MANAUS

MANAUS – AM

2017

MARIA ICLÉIA RAMOS DA SILVA

O DIREITO À MORADIA: AS PRIMEIRAS LUTAS POR MORADIA POPULAR EM MANAUS

Monografia apresentada por Maria Icléia Ramos da Silva, como exigência parcial para obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social sob a orientação da Prof.ª Esp.Elane Cristina Carvalho Lira.

MANAUS – AM

2017

Ficha Catalográfica elaborada pela Bibliotecária: Pollyanna Batalha da Rocha – CRB 11/759 – Biblioteca Central Universidade Nilton Lins.

MARIA ICLÉIA RAMOS DA SILVA

O DIREITO À MORADIA:

AS PRIMEIRAS LUTAS POR MORADIA EM MANAUS

Relatório final, apresentado a Universidade Nilton Lins, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Manaus, ____ de ____________ de 2017.

BANCA EXAMINADORA

______________________________________

Professora Orientadora

Elane Cristina Carvalho Lira

Esp. Em Didática do Ensino Superior e.

Em Gestão e Controle Social de Políticas Públicas

______________________________________

Professora Convidada

Itayelle de Cassia de Souza Aranha

Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar

______________________________________

Assistente Social Convidada

Márcia do Carmo das Chagas de Castro Guimarães

Esp. Políticas e Gestão em Serviço Social

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiro a Deus, pelo dom da minha vida, a graça da sabedoria em dedicar-me ao curso de Serviço Social durante estes ano de estudo e por ser a minha fortaleza na concretização dos meus trabalhos acadêmicos.

As minhas queridas filhas Sheila Costa, Leila Maria da Silva Costa, e meu filho Francisco Charles Silva da Costa, que dedicaram sua paciência em ensinar-me o quanto é maravilhoso aprender sempre mais, entenderam-me quando fiquei ausente e ajudaram-me nos trabalhos acadêmicos quando precisei, pois acreditaram em mim; assim como meus netos e sobrinhos.

Aos meus familiares irmãos e amigos que torceram pela minha vitória, sempre me motivando, muitas vezes até críticas construtivas para melhorar meu desempenho nas atividades acadêmicas e tornar-me um profissional capacitado.

A Prof.ª Esp. Elane Cristina Carvalho Lira, pela orientação, acompanhamento, paciência, competência e dedicação nos momentos difíceis de concretização deste trabalho e realização de um sonho.

Ao corpo docente da instituição pelo conhecimento e disponibilidade no desenvolvimento dos conteúdos e atividades.

As minhas colegas de turma, pela amizade, alegria nos momento de confraternização, força, auxilio e companheirismo nos momentos de dúvida e entrega dos trabalhos.

Enfim a todos que dedicaram um pouco de seu tempo para explicar-me e tirar dúvidas ou contribuir na minha formação profissional.

Obrigada a todos!

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

Paulo Freire.

RESUMO

Esta bibliografia vem mostrar os aspectos do processo de urbanização da cidade de Manaus que culminaram a segregação sociespacial da população e a falta de moradia, pontuando as primeiras lutas dos movimentos sociais na conquista dos direitos a habitação na cidade de Manaus. Analizando o direito a habitação afim de contextuar as primeiras lutas por moradia popular na cidade de Manaus, pois os problemas decorrente do uso e ocupação inadequada do solo urbano provoca consequencias sociais em virtude do ritmo crescente da população urbana, decorrente do grande fluxo migratório. Pesquisando as primeiras lutas por moradia na cidade de Manaus dar-se a importância do serviço social no contexto do direito da habitação, as politicas públicas e planos de Habitação de interesse social e financeiro, que significa o direito a moradia no Brasil com processo de luta e conquista. A luta por moradia digna para a população de baixa renda, bem como sua organização no processo de habitação de casas populares com recursos oriundos do poder publico, e a implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com