TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano: Adolescência, Adultes e Velhice

Por:   •  9/10/2022  •  Resenha  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Faculdade Maurício de Nassau - Unidade Palmas

Disciplina: Desenvolvimento Humano: adolescência, adultez e velhice

Professor:José Fernandes

Resumo: Cap. VI – Adolescência

Acadêmicas:

Cristiane de Souza Brito

Kamylla Antunes de Ávilla Cunha

Palmas, 15 de setembro de 2022

O texto apresenta inicialmente  a evolução da adolescia que,  no primeiro momento  era vista apenas como “uma sala de espera do mundo adulto”, porém, alguns fatores colaboraram para o prolongamento desta fase como:

  • O desenvolvimento da sociedade;
  • A necessidade de maior capacitação e educação para que a pessoa possa inserir-se no mundo do trabalho;

Um fator importante apresentado no texto é referente a  duração da fase adolescente que segundo o autor, varia não só com as épocas, os países e as culturas, mas também dentro de uma mesma comunidade  e esta mudança da adolescência pode ser lenta ou repentina, pode variar tanto no ritmo quanto na intensidade, embora exija seu próprio tempo para ser concluída de modo feliz.

Com o prolongamento da  adolescência, tornaram-se mais evidentes as características de personalidade próprias dessa fase, como por exemplo a formação de uma cultura adolescente que guarda, às vezes, semelhanças com as subculturas dos grupos sociais marginalizados.

Mas afinal o que é a adolescência? segundo o texto:

"Adolescência" vem de adolescentia, que significa período de crescer, de desenvolver-se. Está implícito no significado que é um período conflitivo ou de crise, um processo de mudança. Françoise Dolto3 descreve esse período como um purgatório, similar ao sofrimento do parto, de um segundo nascimento psicológico”. 

O texto apresenta agumas contribuições teóricas para a compreensão da adolescência e ressalta contribuições de pesquisadores do desenvolvimento humano e estudiosos para a compreensão do fenômeno adolescente, segue aqui algumas dessas teorias apresentadas.

W. Stanley Hall  – considerado um dos  primeiros  estudiososos da adolescencia, para ele, compreende o periodo  dos 12 ou 13 anos até os 22 ou 24 anos —  ele nomeia esse periodo de "segundo nascimento", pois segundo ele é  nesse período que se manifestam os traços mais desenvolvidos e essencialmente humanos.

Freud  - considerava um período de recapitulação de reativação do complexo de Édipo e de experiências anteriores, nas quais os resíduos deveriam ter sido resolvidos. Na perspectiva freudiana, as transformações somáticas da puberdade constituem a origem das mudanças psicológicas da adolescência. Segundo Freud há um aumento da pressão pulsional que rompe o equilíbrio do período de latência.

Anna Freud - Afirma que os adolescentes são excessivamente egoístas, consideram-se o centro do universo e o único objeto de interesse, mas, paradoxalmente, essa é a fase na qual o ser humano é capaz de grande generosidade, auto-sacrifício e devoção. Em seus trabalhos,  mostra com clareza a vida flutuante do adolescente, caracterizada pelos opostos e oscilando entre tendências que se contrapõem. Ela ainda descreve os mecanismos defensivos da intelectualização e o ascetismo como os principais meios utilizados pelo adolescente para controlar o aumento da atividade pulsional na puberdade

Otto Rank - foi um dos primeiros autores psicanalíticos que desviou a atenção do período infantil, atenuando a importância das primeiras experiências e considerando a passagem da dependência para a independência, ou seja, a adolescência, o aspecto mais importante do desenvolvimento do indivíduo.

Arminda Aberastury -  Afirma que  o sinal característico desse período é a necessidade de entrar no mundo adulto. O crescimento corporal e o desenvolvimento dos órgãos sexuais e da capacidade de reprodução são percebidos pelo adolescente como o surgimento de um novo papel, que modifica sua posição diante do mundo.

  1. Erik H. Erikson – Segundo ele  no caso do adolescente é o sentido de identidade que leva à adoção de decisões que lhe permitirão inserirse no mundo adulto.

O texto apresenta ainda, as fases da adolescência classificada em 03 fases:

Adolescência inicial - Nas mulheres, ocorre entre os 11 e os 12 anos. Nos meninos, entre os 12 e os 13 .  

Características: desenvolvimento corporal, transformação brusca do organismo infantil, que exige uma profunda reorganização da personalidade,  mudança do tamanho e da forma do corpo, diferenciação física definitiva entre os sexos,  a família continua a ser o centro da vida do adolescente, embora ele comece a desprender-se dela.

Adolescência propriamente dita ou média Compreende o período entre os 12-13 e os 16 anos.

Caractéristicas: se constrói a identidade sexual definitiva e desenvolve-se a identidade pessoal,  desenvolvimento corporal reduz o  ritmo, a  pessoa volta-se para o sexo oposto. Nesse período, ocorre um distanciamento afetivo da família, que vai deixando de ser o centro da existência da pessoa. É uma fase de busca do sentido da vida, de descoberta de valores e de preocupação ética

Adolescência final ou alta adolescência O final do período adolescente é difícil de ser situado no tempo. Levando em consideração variáveis psicológicas, como a identidade e a aptidão de estabelecer vínculos de intimidade, podemos dizer que as principais aquisições da adolescência são geralmente atingidas entre os 16 e os 18 anos

É uma fase de consolidação e ensaio de modos de vida e de relacionamento com os demais, É o período da escolha e da decisão vocacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com