TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Psicodiagnóstico

Por:   •  29/6/2020  •  Seminário  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

1 – O trecho abaixo foi retirado de entrevistas com psicólogos sobre o processo de avaliação psicológica e a utilização de testes psicológicos neste processo. A partir dos seus conhecimentos sobre avaliação psicológica explique se as argumentações apresentadas pelos psicólogos estão corretas ou incorretas. JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA.

a. A avaliação psicológica é mais intensa no campo da personalidade. É utilizada normalmente em empresas de seleção.

É incorreto, porque a avaliação psic. primeiramente ela é um todo, vários testes. Ela não é exclusiva em empresas de seleção, pode ser usada em outros contextos tbm. O campo da personalidade é intensa dentro do campo da avaliação psicológica.

Conceito de Avaliação Psicológica: é um processo técnico, cientifico acerca dos fenômenos psicológicos.

Eu não devo investigar apenas um fenômeno psicológico (personalidade).

Em empresas de seleção da mais capacidade preditiva do teste de personalidade. É realmente mais utilizada em empresas de seleção.

b. Não utilizo testes porque a psicanálise é mais humanística e não acredito nos testes, pois na verdade eles não medem nada.

É incorreta, porque a psicanálise é uma perspectiva teórica, o fato de o profissional trabalhar com psicanálise não invalida a qualidade técnica e os testes psicológicos porque um teste psicológico é baseado em evidências

cientifica sobre os fenômenos psicológico a partir da sua expressão comportamental, aquilo que é observável que pode ser mensurado objetivamente.

O profissional da psicologia pode decidir trabalhar com os testes ou não.

Além disso, na perspectiva histórica a psicanalise contribui para entender o contexto do sujeito e todas as questões subjetivas.

c. Os testes psicológicos são usados para saber a idade cronológica, a idade mental e a personalidade do paciente.

É incorreta. Durante muito tempo trabalhava nessa perspectiva o termo "idade mental X idade cronológica" hoje a gente fala da capacidade cognitiva da pessoa, do quanto o sujeito da conta em determinada atividade, quais são as habilidades e as dificuldades da pessoa.

Idade cronológica apenas precisa olhar a carteira de identidade ou motorista não é necessário testes.

Idade mental não é a nomenclatura mais adequada, como, em geral, pode ser usado esse termo: tais características são ou não compatíveis com o desenvolvimento cognitivo próximo a faixa etária X.

Os testes psicológicos de inteligente não vão trabalhar com a idade cronológica e mental, vamos trabalhar com QI de desvio para analisar o desempenho em determinado contexto. Capacidade cognitiva média, baixa ou alta.

Existe a comparação. A idades cronologia é uma variável que diz a respeito à idade mental. Quando faz essa comparação você diz que todas as pessoas agirão da mesma forma e acaba ignorando todos os possíveis contextos.

Teste de personalidade dá uma visão muito boa de determinados traços mais jamais do todo do sujeito.

Teste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com