TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATLAS ELETRODOMÉSTICOS: CRESCENDO E APARECENDO

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  1.550 Visualizações

Página 1 de 2

ATLAS ELETRODOMÉSTICOS: CRESCENDO E APARECENDO

Você̂ conhece a Atlas? Não, não se trata da tradicional marca homônima de elevadores e escadas rolantes. Nem tampouco da Atlas Copco, que produz geradores e compressores. Estamos nos referindo à Atlas Eletrodomésticos, com sede em Pato Branco, no sudoeste do Paraná́. Seus fogões populares sempre foram mais conhecidos nos vilarejos que margeiam o Amazonas, na nova fronteira agrícola de Rondônia e nos grotões nordestinos, onde as vendas se multiplicaram graças à propaganda boca a boca das comadres. A Atlas foi crescendo à surdina, à sombra de grandalhões como a Multibrás, do grupo americano Whirlpool, a Dako, da General Eletric e a Continental, da alemã̃ Bosch. A Atlas ganhou mercado, sem ser importunada, avançando capilarmente em mais de 6.000 pequenas e médias redes.

Nos últimos anos a Atlas tem apresentado um crescimento excelente. Enquanto o m mercado de fogões recuou 12% em 2003 a Atlas cresceu 10%. A partir de 2003 a Atlas passou a produzir lavadoras automáticas, depois de arrematar em leilão a massa falida da gaúcha Enxuta. Sua estratégia de vendas continua focada nas redes pequenas e médias espalhadas pelo Brasil. Entretanto, já há algum tempo ela vem fornecendo também para as grandes redes varejistas de eletrodomésticos, sem criar alta dependência. Com vendedores organizados regionalmente, ela busca abrir novas frentes, principalmente buscando atingir a classe C (renda familiar de 4 a 10 salários mínimos mensais). Hoje ela produz uma linha mais variada de produtos e com mais qualidade. Após profissionalizar a empresa, Cláudio Petrycoski, o principal proprietário da empresa, quer dar voos maiores: “estamos preparando a empresa para que ela passe dos atuais 170 milhões e atinja um faturamento de 500 milhões de reais em 3 anos”.

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

1. Para conseguir atingir o crescimento planejado para os próximos 3 anos, para quais influências internas e externas de vendas a Atlas deve estar atenta? Justifique.

- As influencias internas seriam a adequação dos setores com a nova mudança, o que aquilo iria impactar no processo e saber sobre engajamento de todos.

- As influencias externas seriam a aceitação do distribuidor, ou, do consumidor final.

2. Como o departamento de vendas deve estar organizado para que a Atlas consiga abrir novos mercados e crescer? Justifique.

- Deve estar alinhado com a nova organização assim dividindo-se em territorios e ofertando o produto mais acessivel de acordo com cada região.

3. A política de vender principalmente para a classe C, focando as redes pequenas e médias é correta? Por quê?

- Sim é correto, pois ele estará expandindo a visão da empresa e além de atender a todas as classes, estará também ampliando o seu faturando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com