TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagrama Conceitualizarão Cognitiva

Por:   •  13/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA:        ESTÁGIO        ESPECÍFICO        (ÊNFASE:        PRÁTICAS PSICOTERAPÊUTICAS)

PROFESSORA: MARIAJOSÉ SCHULZ

ACADÊMICO: CRISTIANE P DUTRA LINO

[pic 1]

ESTUDO DE CASO

  1. – INTRODUÇÃO

......

  1. – CARACTERÍSTICAS DO TRANSTORNO

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) - CID F90.0 - condição também conhecida por: Síndrome de déficit da atenção com hiperatividade / Transtorno de hiperatividade e déficit da atenção. 

 

De acordo com o Manual de Transtornos Mentais DSM5, o CID F90.0 representa condição do neurodesenvolvimento caracterizada por três sintomas: 

Desatenção / Hiperatividade / Impulsividade exacerbada e disfuncional. 

Os sintomas têm início na infância e podem persistir ao longo da vida do paciente. 

 

No DSM 5 encontramos a seguinte definição: 

 

DSM-5 – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade 

A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2): 

Desatenção: Seis (ou mais) sintomas encontrados nos comportamentos persistentes por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais (...) 

Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) sintomas encontrados nos comportamentos persistentes por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais (...) 

 

Segundo Barkley (2002), o TDAH é um transtorno da desenvolução do autocontrole, marcado pela incapacidade de manter foco e atenção, pela falta de controle dos impulsos bem como pelo alto nível de movimento. A patologia é fundamentalmente caracterizada pela desatenção, hiperatividade - impulsividade, o que muitas vezes pode configurar em hiperatividade e impulsividade.  

 

  1. – DESCRIÇÃO DO CASO

Os pais de R chegaram à Clínica de atendimento psicoterapêutico da Univali trazendo a queixa de que o filho tem dificuldade na aprendizagem. Falaram sobre a inquietude/agitação da criança, trazendo prejuízos no ambiente escolar e no convívio social. Os pais também se queixam que R tem dificuldades em manter relacionamentos com colegas da mesma idade, visto que, segundo relato dos responsáveis, ele é considerado “chato” por falar demais e sempre insistir em demonstrar saber mais do que os outros da mesma idade. Ainda na entrevista inicial com os pais, os  mesmos relataram  que R não tem facilidade em executar as tarefas da escola e sua coordenação motora fina não é bem desenvolvida.

  1. – CONCEITUAÇÃO COGNITIVA

DIAGRAMA DE CONCEITUALIZAÇÃO COGNITIVA

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SITUAÇÃO.        SITUAÇÃO.        SITUAÇÃO.

  1. – ANÁLISE DO CASO

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) como medida para tratar pacientes com CID F90.0. 

Neste processo, identificou-se a necessidade de trabalhar a diferentes emoções e tolerância a frustração e diminuição da competitividade. Orientar aos pais sobre o manejo da criança e tentativa de redução da ansiedade, como lidar com desatenção e sobre dar apoio e suporte a “R” nos momentos em que se encontrar confuso e com medo. Aplicar técnica de desenho livre para avaliar personalidade. Aplicar questionário de rastreio de sintomas depressivos, já que a mãe informou que há alguns anos “R” apresentou estes sintomas. Aplicar escala de comportamento parental para avaliar a capacidade dos pais para providenciar respostas às necessidades do filho. Orientar como deve ser o manejo em relação ao medo que “R” tem da perda e da morte. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (325.3 Kb)   docx (154.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com