TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO DA GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL DE UMA ORGANIZAÇÃO

Monografias: O EFEITO DA GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL DE UMA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

As atuais exigências de crescimento, competitividade, melhoria continua e qualidade nas organizações estão instituindo nessas, a necessidade de adotar a gestão centrada sobre a competência de seus profissionais, como forma de manter não somente a sua sobrevivência mas também de enfrentar de frente a concorrência. Ao mesmo tempo que com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo a necessidade de manter-se atuante e atualizado é vital para vencer a concorrência e conseguir um emprego ou até mesmo para se manter nele, por isso é cada vez mais exigido diversas competências individuais.

A Gestão da Qualidade total ou Total Quality Management (TQM), é um tipo de gestão em que há a procura permanente de introdução de melhorias graduais e continuas nos processos e procedimentos já existentes, visando sempre a excelência na qualidade obtendo assim a satisfação plena do cliente. Assim a característica primordial do TQM é o foco da empresa em seus clientes, logo qualidade pode ser definida como o atendimento e a superação das expectativas dos clientes enquanto que a palavra total implica que todos os membros da organização devem fazer esforços consistentes para atingir certos objetivos através de esforços sistemáticos para as melhorias. No TQM todos os funcionários devem participar no desenvolvimento da visão compartilhada, missão, planos e na busca pela melhoria continua.

Muitos dos elementos básicos do TQM envolvem as pessoas, tais como trabalho em equipe, gestão participativa, criatividade, comunicação eficaz, envolvimento e capacitação, confiança e apoio à gestão. Logo surge então a gestão de competências, afinal o que difere uma organização de um ser humano quando se trata da necessidade de crescer, de se desenvolver, de vencer a concorrência, de ser melhor naquilo que faz?

Enquanto que a gestão da qualidade total é um modo de vida de uma organização a gestão de competência pode ser definida como o modo com que os indivíduos sabem lidar com problemas e situações e criar soluções buscando sempre a melhoria naquilo que se faz, expressando seus atributos positivos pessoais, práticas de boas relações humanas e exposições de desempenho profissional superior. Na gestão de competências é necessário ter em mente a necessidade de competir dentro da organização e tirar a ideia de que todos afinal vão sair ganhando, e ao mesmo tempo, possuir flexibilidade e disposição para encontrar soluções em consenso na organização, esses embora pareçam dois aspectos contraditórios estão mesclados na gestão de competências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com