TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estruturalismo

Artigos Científicos: O Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 5

1. Qual a diferença fundamental entre as proposições de Wundt e Tichener no que diz respeito a tarefa da psicologia enquanto ciência ?

Wundt reconhecia elementos ou conteúdos da consciência, mas a sua atenção se concentrava primordialmente na organização ou síntese desses elementos em processos cognitivos de nível superior mediante o principio da apercepção.

Para Tichener, a tarefa fundamental da psicologia é descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência em suas partes separadas e, assim, determinar sua estrutura.

2. Segundo Tichener, qual é o objeto de estudo da psicologia? Em que esse objeto de estudo difere dos objetos das outras ciências?

Para Tichener o objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente. É a experiência enquanto dependente das pessoas que passam por ela.

As outras ciências são independentes das pessoas que passam pela experiência.

Ex.: A temperatura de uma sala é de 35C haja ou não alguém para senti-la. Mas quando há observadores na sala que relatam que o calor incomoda, essa sensação é vivenciada por pessoas e depende delas.

Essa experiência é o objeto de estudo da psicologia.

3. O que Tichener denominou erro de estímulo? Por que essa noção é importante para compreender o objeto de estudo proposto por Tichener?

Erro de estimulo é confundir o processo mental com o estimulo ou com o objeto observado.

O objeto da observação não deve ser descrito com a linguagem cotidiana, mas sim em termos do conteúdo consciente da experiência.

Quando se concentra no objeto-estimulo e não no processo consciente, o observador não distingue o que sabe sobre o objeto de sua própria experiência imediata

Quando descreve qualquer coisa que não essas características, o observador interpreta o objeto ao invés de observa-lo, e assim, trata da experiência mediata e não da imediata.

4. Como Tichener define a consciência e a mente?

Tichener definiu a consciência como a soma das nossas experiências num dado momento de tempo, e a mente como a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. Mente e consciência são realidade semelhantes, mas, enquanto a consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento, a mente envolve o acumulo total desses processos.

5. Por que a psicologia de Tichener não tem implicações pragmáticas?

Porque a psicologia de Tichener é uma ciência pura. Ele alegava que a psicologia tem de estudar e chegar a compreender a mente humana generalizada, não as mentes individuais e não as diferenças individuais entre as mentes.

6. Para Tichener, o que deveria ser observado através da introspecção? Qual era a diferença do objeto a ser introspectado segunda as obordagens de Tichener e Wundte qual era o objetivo da introspecção para Tichener?

Deveria ser observada a experiência consciente, descrevendo seu estado consciente e não o estimulo. Ele usava relatos detalhados, qualitativos e subjetivos das atividades mentais do sujeito durante o ato da introspecção.

O objeto da introspecção de Techener era a analise da experiência consciente complexa em termos de suas partes componentes, e para Wundt a síntese dos elementos por meio da apercepção. Tichener enfatizava as partes, enquanto Wundt destacava o todo.

7. Explique por que os sujeitos de pesquisa de Tichener eram chamados de “reagentes” em seus relatórios de pesquisa.

Os sujeitos eram chamados de reagentes pelos cientistas para denotar substancias que, por causa de sua capacidade de ter certas reações, são usadas para detectar, examinar ou medir outras substancias.

Os sujeitos de Tichener eram considerados instrumentos de registro que anotavam objetivamente as características do estimulo que observavam. Os sujeitos não passavam de maquinas imparciais e isoladas.

8. Quais as características do método de introspecção de Tichener o tornavam não só um método de observação, mas um método experimental?

Um experimento é uma observação que pode ser repetida, isolada e variada. Quanto maior a frequência com que se pode repetir uma observação, tanto mais é provável é ver claramente o que ela é e descrever com precisão o que se viu. Quanto mais rigorosamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com