TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Psicanalise

Por:   •  3/4/2018  •  Artigo  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

A entrevista psicológica

Seu emprego no diagnostico e na intervenção.

‘’A entrevista é um método fundamentado é um método clinico e é, portanto uma técnica de investigação cientifica em psicologia‘’. (Pg 1).

A entrevista psicológica é o instrumento fundamental de trabalho. (Pg 2).

A entrevista Psicológica é uma relação, com características particulares que se estabelece entre duas ou mais pessoas ‘’ (Pg 6).

O texto de Bleger inicia afirmando a importância da entrevista na psicologia , como um método clinico , um instrumento cientifico fundamental onde propõem investigar  , que seria uma maneira de obter informações a respeito do sujeito , os motivos que levaram o mesmo para procurar a terapia para assim, chegar a  uma intervenção, que seria a forma como o  psicólogo conduziria a terapia a partir dos resultados dessa entrevista .

‘’A entrevista pode ser de dois tipos fundamentais aberta e fechada. Na segunda as perguntas já estão previstas, assim como a ordem e a maneira de formulá-las e o entrevistador não pode alterar nenhuma destas disposições. Na entrevista aberta, pelo contrario, o entrevistador tem ampla liberdade para as perguntas ou para suas intervenções, permitindo-se toda a flexibilidade necessária em cada caso particular. ’’ (Pg 3).  

Neste parágrafo acima Bleger se remete aos tipos de entrevista , fechada e aberta  e especifica a maneira como ambas funcionam , alem de deixar claro as vantagens para o entrevistador que ira fazer o uso de uma das entrevistas , ele trás a  entrevista fechada como previstas algo que já é esperado e  estruturado  a ordem e a maneira de formulá-las, onde o entrevistador não pode alterar nada na entrevista não permitindo flexibilidade do entrevistador  e espontaneidade nas respostas  do entrevistado.

O entrevistador vai funcionar de acordo ao tema proposto pela entrevista que já estão formuladas, ele trás a entrevista aberta como uma ampla liberdade para o entrevistador , permitindo uma maior flexibilidade de perguntas e respostas , além de obter informações mais profundas , e ricas , o entrevistador terá uma diversidade de respostas.

A entrevista não é uma anamnes, está implica na compilação de dados preestabelecidos. ’’ ( Pg 9).

Bleger trás a diferença entre a entrevista e anamnese, destacando que na anamnese sua preocupação esta voltada em reunir dados fornecidos pelo paciente, onde o mesmo fica reduzido a um mediador entre sua enfermidade e vida, Bleger acredita que diferente da anamnese a entrevista psicológica tem como objetivo o estudo e a utilização do comportamento total do individuo ela consiste em uma relação com mais profundidade e conhecimento.

‘’Na relação que se estabelece na entrevista, deve-se contar com dois fenômenos altamente significativos a transferência e a contratransferência. A primeira refere-se á atualização, na entrevista, de sentimentos, atitudes e condutas inconscientes, por parte do entrevistado, na contratransferência incluem-se todos os fenômenos que aparecem no entrevistador como emergentes do campo que se configura na entrevista são as respostas do entrevistador as manifestações do entrevistado, o efeito que tem sobre eles.’’ (Pg 21).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com