TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Floyd Henry Allport

Por:   •  18/10/2021  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 2

Floyd Henry Allport, professor universitário e psicólogo social behaviorista estadunidenses e irmão de Gordon Willard Allport, nasceu em 22 de agosto de 1890 em Milwaukee, Wisconsin e morreu em 1978, em Los Altos, Califórnia. É considerado o fundado da Psicologia Social como disciplina científica principalmente ao publicar seu livro A psicologia Social em 1924. Estudou e doutorou na Universidade de Harvard, de 1913 a 1919 e trabalhou como docente até 1922. De 1924 a 1953, lecionou na Universidade de Syracuse. Em 1957 foi professor visitante na Universidade da Califórnia, em Berkeley até sua morte em 1978. Em seu período de estudo estava em alta as ideias do behaviorismo, o influenciando a ver a psicologia sendo objetiva e de caráter experimental (ÁLVARO, GARRIDO, 2006.).

Allport acreditava que o grupo não tinha influências sobre o indivíduo, mas sim o indivíduo que ditava as regras do grupo; o grupo seria uma manifestação de vários indivíduos que reagem a algum aspecto em comum, contrariando a ideia de uma mente coletiva grupal (TORRES, NEIVA e cols., 2011.). Ao modificar uma manifestação que inicialmente era externa/interna, para interna/externa, Allport abriu uma nova discussão na psicologia a tornando uma ciência natural (ITAQUI, CARLOTTO [s.d.]; ÁLVARO, GARRIDO, 2006.). Com isso, criou-se a ideia de facilitação social, onde os indivíduos criam uma linha aceitável de expressão evitando os extremos para que sejam aceitos qualquer manifestação individual. Isso mostrava que não era uma “mente grupal” que controlava as pessoas para agirem de tal maneira, mas um comportamento natural para que se encaixem no grupo que está inserido (ALLPORT, 1974). Allport também trabalhou sobre as instituições. Para ele, não são elas que controlavam o indivíduo, mas sim pessoas que controlavam outras pessoas que não tinham um pensamento crítico formado (FAYE, 2013.).

Floyd Allport teve uma experiência enriquecedora ao prosseguir seus estudos em Havard, local onde iniciou seus projetos e teses para experimentos ao longo de sua vida. Um dos trabalhos iniciais de Allport, foi a criação de um manual de laboratório para campo, juntamente com Langfeld. Ao longo de seus estudos, realizou grandes experimentos com as teses, juntamente com seus alunos. Um dos seus experimentos foi realizado com um grupo de indivíduos, devido ao tema de seu doutorado “A influência social: Um estudo experimental do efeito do grupo sobre processos mentais individuais.”, Floyd apoiou em alguns estudos anteriores de Triplett sobre a “Facilitação social” para chegar em suas conclusões juntamente com outros, como por exemplo o de Burnham. Outro experimento realizado foram os efeitos de coagir com os outros no julgamento individual. Após sua pesquisa sobre os grupos em Havard, vários outros foram feitos na Universidade de Syracuse a fim de aprofundar nesse tema de indivíduo e grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com