TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HEIDEGGER

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

HEIDEGGER

Martin Heidegger nasceu em Messkirch, Alemanha no dia 26 de setembro de 1889. Seu pai, era umm fazedor de barris e um sacristão católico. Sua mãe era decoradora da igreja de São Martinho.

Teve o interesse pela filosofia despertado ainda durante seu tempo na escola, através da leitura do filosofo católico, Franz Bretano. Após terminar os estudos, Heidegger entrou para a ordem dos jesuítas, onde estudou a escolástica e a teologia tomista, na universidade de Friburgo. Heidegger conclui sua formação universitária em sua cidade natal, em Messkirch. Em 1903, Heidegger teve a oportunidade de fazer seus estudos secundários em Constança, e em 1906, estudou em Freiburg onde cursou teologia e se tornou um ótimo aluno de francês, latim e grego.

Teve influencia de grandes filósofos do século 19 e do inicio do século 20, principalmente por Kierkegaard, por Nietzsche e pelo criador do método fenomenológico, Edmond Husserl.

Durante seu tempo em Friburgo, Heidegger estudou com o filosofo Heinrich Rickert, culturalista neokantiano, e com Hurssel. Em 1914, alista-se, mas é dispensado por razões de saúde.

Em 1916 habilitou-se para o magistério com um estudo filosófico franciscano do escocês falecido na Alemanha, John Duns Scotus. Na Universidade de Freiburg, com uma aula sobre o Conceito de tempo nas Ciências Históricas. Em todos esses trabalhos, transparece a influência da fenomenologia de Husserl.

Em 1923, Heidegger começa a liderar o movimento fenomenológico, seguindo os passos do seu antigo tutor, Hurssel. No entanto ligando à religião. Em 1927, ele surpreende o mundo filosófico lançando ‘’O ser e o tempo’’, uma obra que ficou extremamente famosa e que melhor representou a filosofia existencialista. O livro foi dedicado à Hurssel.

Em 1928, Heidegger assumiu a cadeira de Husserl na Universidade de Friburgo e redigiu obras de cunho filosófico.

Quando Hitler, se tornou chanceler, Heidegger foi nomeado reitor da Universidade de Friburgo, apoiando o nacional-socialismo. E então, em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial, Heidegger fica proibido de lecionar por ter apoiado o nazismo.

Heidegger segue com o pensamento fenomenológico, herdado por seu tutor,  e escreve obras importantes como: ‘’Da experiência de pensar’’ e ‘’Fenomenologia e teologia’’, assim influenciando grandes existencialistas como, Jean-Paul Sartre, na França.

No dia 26 de maio de 1976, Martin Heidegger falece em Friburgo, Alemanha, deixando um legado filosófico extremamente rico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (213.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com