TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Humanismo

Por:   •  27/7/2015  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

HUMANISMO

A teoria freudiana, não permaneceu muito tempo como a única abordagem que explica a personalidade humana. Freud apresentou a psicologia histórica, já Wundt era o lado experimental.

Na psicologia humanista ela busca conhecer o ser humano, e o foca era o behaviorismo e a psicanálise, ela enfatiza o poder do homem, o livre arbítrio, o potencial humano.

A divergência com o Behaviorismo, foi que o humanismo não aceita a idéia do ser humano como máquina ou animal. Mas em relação a Psicanálise, a reação foi dada no inconsciente, nos eventos passados.

Para o psicólogo humanista, a psicologia comportamental era limitada, artificial da natureza humana, ele acreditam que o comportamento era desumanizador. Discordavam de alguns comportamentos do homem, tais como estimulo de respostas sobre a vida, porque para eles, o homem é um ser muito mais complexo do que animais, por isso não podia ser avaliado de forma objetiva.

Abraham Maslow foi um dos principais teóricos da psicologia humanista, considerado o pai espiritual do movimento, ele acreditava no potencial do ser humano, estudos com pessoas consideradas emocionalmente saudáveis, com isso, ele criou uma escala de necessidades a serem realizadas, e a cada conquista, nova necessidade se apresentava e isso faz com que o indivíduo busque sua auto realização, que é um estudo que envolve todas suas qualidades e habilidades.

O outro teórico da psicologia humanista, foi o Carl Rogers, foi popularmente conhecido pela sua psicoterapia, chamada de terapia centrada nas pessoas, e seu estudo era de aplicação da terapia centrada na pessoa nos seus pacientes dos centros de aconselhamento. Ele coloca responsabilidade nas pessoas para sua melhora, ele dizia que as pessoas seriam capazes consciente, de mudar seu próprio pensamento, como do indesejável para o desejável. Ele não acredita no ser humano reprimido por acontecidos ocorridos no passado. E Roger trata da autorrealização a importância da relação entre mãe e filho por ela afetar o senso self, que se a mãe satisfaz as necessidades de amor com o filho, ele terá uma personalidade saudável, assim no futuro o filho desenvolvendo atitudes de valor e se sentira valorizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com