TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jovem Adulto Que Reside Com Os Pais

Ensaios: O Jovem Adulto Que Reside Com Os Pais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com as pesquisas:

A proporção de brasileiros entre 25 e 34 anos de idade que ainda vivem na casa dos pais aumentou de 20% para 24% entre 2002 e 2012, aponta uma análise feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2012. Cerca de 60% dos jovens nesta condição eram homens e 40%, mulheres. Para muitos jovens a separação da família para obter sua independência, vem seguida de um só pensamento " Só se for para casar ou mudar de cidade", isso seria uma tendência nacional, de acordo com os dados o IBGE citamos acima, pois com essa geração de jovens de 25 a 34 anos, a chamada "geração canguru", morando com os pais, em dez anos teve um aumento de quase quatro pontos percentuais --de 20,5% para 24,3% entre 2002 e 2012. Desses, 60% são homens. Esses dados indicam que a opção de viver na casa dos pais pode estar ligada à maior dedicação aos estudos.

É uma questão social e emocional

A Geração Canguru é um fenômeno que envolve muitos elementos. A questão social, pois a formação estudantil é mais demorada, a exigência do mercado de trabalho é maior e o tempo de estudo com graduação, pós-graduação e outros cursos adia a conquista da independência financeira desejada.

Existem exceções, mas, em geral, o fenômeno envolve questões de dependência emocional e o desejo de não querer crescer. Muitos têm medo de enfrentar a vida, seja nas conquistas materiais ou no receio de construir uma nova família.

Outro ponto importante é o comportamento dos pais, o tratamento dispensado aos filhos também pode ser determinante para adiar essa saída de casa.

Motivos pelos quais o Jovem adulto permanece na casa dos Pais:

Conforto - Não há nada melhor do que chegar em casa e encontrar tudo pronto e a sua disposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com