TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação jovem e adulto

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.808 Palavras (16 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA 6° PERÍODO 

Flaviane de Oliveira-408547

Mônica Menezes Borges-415826

Tutor a distância-

Tutora presencial-Raquel Reis Cruz

“EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”    

Ceres-Go

13/09/2015


CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA 6° PERÍODO

             

“EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”          

CERES

13/ 09/2015

  • A IMPORTÂNCIA DA EJA NA SOCIEDADE ATUAL –     CARACTERÍSTICAS DO EDUCANDO.

 A alfabetização é um dos caminhos que proporciona um leque de possibilidades para todos os indivíduos e a sociedade na qual estão inseridos, pois, uma sociedade produz cidadãos críticos-reflexivos, democráticos e humanos. Na educação brasileira, este tema surtiu grandes tentativas de erradicar o analfabetismo, implementando programas de educação de jovens e adultos.
Surgem então, programas para alfabetização de jovens e adultos, a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade certa. Estes educandos apresentam diferentes características, conforme o tempo e os locais histórico-geográficos de cada sociedade.
Percebe-se, no entanto, que ainda hoje, no Brasil, muitos não têm acesso à escola em sua idade considerada normal para tal, o que acarreta uma crescente preocupação política administrativa da sociedade na busca de soluções para este problema já que, o acesso à educação é um direito de todos independente se sexo, cor, raça ou credo religioso.
Justifica-se então, a criação de um currículo integrado, de conteúdos, de metodologias e de práticas educativas que, simplificando, traduz-se como um currículo que integre a formação humana e a formação profissional.
Verifica-se a partir de análise de diversos materiais, que a Educação de Jovens e Adultos (EJA), representa na vida do educando, um aumento da capacidade de participação reflexiva no que diz respeito aos assuntos referentes ao cotidiano da sociedade da qual este sujeito está inserido. Importante também, para a inclusão social e cultural, o acesso ao mundo letrado, leva o jovem e o adulto a ampliarem seu repertório, suas expectativas quanto às necessidades a serem supridas, pois hoje, começam a fazer leituras de palavras e, amanhã, seus desejos serão os de ler o mundo. Neste sentido, “ler o mundo”, quer dizer, adquirir mais e mais conhecimento acerca das coisas do mundo.
Muitas são as características dos educandos da EJA desde sua criação até os dias atuais, bem como, a forma como esta modalidade de ensino vem sendo estruturada para que seu desenvolvimento possa ser apresentado ao maior número possível de alunos. Em busca de oportunidades dentro de seu próprio trabalho, em busca do primeiro trabalho, por pensarem que o diploma possa ser conseguido em um tempo menor, portadores de necessidades educacionais especiais, estes são os sujeitos da EJA que buscam novas instruções por vontades próprias.

      Em uma sociedade que está em constantes transformações, encontramos diferentes              características nesta clientela de educando, pois, ainda assim, estes não estão capacitados para adentrar ao seu primeiro emprego, ou, não tem capacitação para melhorar sua posição frente ao trabalho que atuam. Ainda, temos os que já contribuíram com sua cota de trabalho para a crescente evolução da sociedade e, agora, buscam oportunidades de desenvolver as aprendizagens que não foram possíveis de serem desenvolvidas na sua infância, na idade apropriada para tal, aos excluídos socialmente, marginalizados pelas condições socioeconômicas de um país com  enormes diversidades, mas ainda, pobre em educação.
Com as novas tecnologias em constantes aperfeiçoamentos, os educando, jovens ou adultos, apresentam características que os envolvem no desejo de acompanhar estas tendências, procurando compreender um pouco deste processo. Tanto que, a educação de jovens e adultos, hoje, também apresenta uma nova face, pois, é ofertada na forma de EAD, semipresencial, tendo nos professores, facilitadores deste processo.
Ressaltamos aqui, a importância do educando como ser social, que traz consigo uma bagagem de conhecimentos de mundo, de sociedade, de exclusão social que o fez trocar a escola pelo trabalho em época apropriada para estudos e, que na atualidade ainda enfrenta muitos obstáculos para desenvolver seus estudos já que, tem que dividir seu tempo em estudar e trabalhar, quando ainda, precisam cuidar de uma família.



2. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O EJA

Os estudos desenvolvidos até o momento com relação à educação de jovens e adultos nos proporcionaram, além da compreensão da história da constituição desta modalidade de ensino, obter uma visão de como as propostas pedagógicas passaram a ser organizadas, que conteúdos foram considerados mais relevantes para serem desenvolvidos com cada segmento.
Conata na Síntese dos objetivos gerais da Proposta Curricular - 1º segmento (3ª Edição, São Paulo/Brasília, 2001), que os educando sejam capazes de:
• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor entendimento
 atuação  no ambiente em que vivem.
Ter divergência a outros graus ou oportunidade do ensino básico, assim como a outras ocasião de crescimento intelectual.
• Inserir-se nas tarefas com  condições superior de atuação e comunicação na classificação da opulência adquirida.
• Atribuir com responsabilidade seu papel na educação das crianças, no ambiente familiar e na sociedade.

•Edificar a sabedoria popular, ampliando as reações participativas, direitos e deveres da cidadania.

•certificar e melhorar as instruções científicos e históricos.

• Praticar sua autarquia com sensatez, aprimorando a convivo em diferentes espaços sociais.
• Acatar e edificar a volubilidade cultural brasileira, cumprir diferenças de gênero, geração, raça e credo, ocasionando atitudes de não-discriminação.
• Estender a autoestima, avigorar a confiança na sua aptidão de aprendizagem, enriquecer a educação como meio de crescimento pessoal e social.

A proposta para o desenvolvimento de conteúdo específicos nos fornece subsídios para construir planejamentos de aulas condizentes com a realidade dos educando e, que estão em conformidade com as diretrizes curriculares para a educação de Jovens e Adultos. Então, com relação aos conteúdos, constatamos que a abrangência deverá ser a realização de conteúdos integrados à realidade dos alunos desta modalidade de ensino com ênfase na leitura e escrita, no desenvolvimento da oralidade, fator essencial para tornar os sujeitos conscientes de sua participação na construção de novos conhecimentos, como coparticipantes da sociedade e das culturas nela existentes.
Constituímos aprendizagens significativas as quais nos levam a criar possibilidades de praticar a leitura e escrita do mundo, onde se encontra os fatores preponderantes para a articulação entre as disciplinas que envolvem neste contexto, a Língua Portuguesa, a Matemática e, os Estudos da Sociedade e da Natureza.
A interligação da linguagem falada e escrita, permite a construção dos conhecimentos que abordam nas demais disciplinas desta etapa primeira da educação de jovens e adultos, sendo que, não nos convém aqui, discordar dos objetivos pretendidos nas diferentes áreas da proposta curricular para o primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (171.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com