TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Julgamento de Nuremberg na visual da Psicologia Social

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  1.332 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Psicologia Social teve grande difusão durante os períodos de guerra, por exemplo, Farr (1996) destaca a importância da psicologia social para a Segunda Guerra Mundial, onde os estudos eram feitos em torno da adequação de soldados no exército, mudança de atitudes e comunicação em massa. (Bernardes, 1998, p. 25)

Neste trabalho será apresentado o filme O Julgamento de Nuremberg com um breve resumo da história contida nela, e após será feita uma análise em torno de alguns temas vistos em sala de aula referentes a Psicologia Social Moderna.

Apresentação do filme

O Julgamento de Nuremberg retrata o tribunal onde foram julgados os oficiais nazistas que cometeram crimes brutais contra os judeus durante o governo ditador de Adolf Hitler.

A segunda guerra mundial deixou um rastro de destruição, as estimativas do número de mortes variam, porque muitas não foram registradas. O que fazer com os líderes nazistas capturados foi uma das principais questões pós-guerra, a melhor estratégia que arrumaram foi criar um tribunal de exceção para julga-los, porque mata-los sem julgamento seria cometer os mesmos erros.

Então reuniram-se os quatro países vencedores da guerra: Estados Unidos, Inglaterra, França e Rússia, e assim formariam o tribunal de exceção, a princípio havia a impossibilidade da criação desses tribunais de exceção, e foi necessário nomear um juiz para que ele pudesse julgar fatos que já aconteceram.

O promotor chefe escolhido foi Rober Jackson que fazia parte da suprema corte americana, ele deixou bem claro que os países escolhidos queriam somente uma sentença ou seja uma execução, e ele era a favor da lealdade, onde não achava correto usar as artimanhas para burlar as leis e também defendia que os crimes que ocorriam nas guerras não eram considerados crimes e que dessa forma a defesa poderia se fundamentar nisso, ou seja, poderiam alegar que não há crime em tempo de guerra. Mas a finalidade do julgamento seria mostrar para o mundo que uma guerra agressiva seria tratada como crime a partir das condenações, tentando, assim, evitar futuras guerras.

O local escolhido para acontecer o tribunal foi a cidade de Nuremberg, Alemanha, local onde aconteceu as maiores ações de Hitler. Devido isso, havia poucas construções, muitos destroços e cerca de 30 mil corpos sobre os escombros. O julgamento ocorreu no palácio da justiça de Nuremberg, e foram julgados 22 homens que comandavam os campos de concentração.

No final do julgamento, 7 desses homens foram condenados à morte por enforcamento, alguns pegarem prisão perpétua, uns pegaram como sentença 10 ou 20 anos de prisão e poucos foram julgados como inocentes.

Análise de dados

Durante o filme foi possível identificar a importância do psicólogo que realizou o acompanhamento dos presos enquanto eles estiveram em cárcere. Ele foi contratado pelo capitão para poder conversar com os presos e identificar suas principais ideias e também os casos que poderiam terminar em um suicídio, sua função era criar uma ponte entre os prisioneiros e os capitães do exército e líderes do julgamento.

Um dos pontos citados pelo Psicólogo foi a questão da propaganda que os seguidores de Hitler faziam para poder conseguir ter os alemães como aliados de tudo aquilo. Eles utilizavam-se de uma comunicação persuasiva que continha incentivos e argumentos de que seria ruim para o povo alemão ter contato com os judeus, pregavam que eles eram uma raça impura. Essas propagandas tinham a intencionalidade de gerar uma mudança de atitude.

A atitude para a Psicologia Social Norte-Americana, é uma consequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com