TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laudo HTP e Palografico

Por:   •  14/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

LAUDO LUÍS GUIMARÃES         [pic 1]

Laudo Psicológico



Nome completo: Luís Guimarães

Data de Nascimento: 42 anos

Profissão: Militar

Escolaridade: Nível Superior

Estado Civil: Casado

Nome da solicitante: Luís Guimarães

Autor:, CRP 00/000 (Mat 202003573612)


Descrição da demanda

. O presente laudo é consequência de uma avaliação psicológica que foi feita com o objetivo de avaliar a personalidade através de diferentes circunstâncias contribuindo para um melhor tratamento ao paciente em questão. A Solicitação foi feita por parte do próprio paciente, pois segundo ele estava apresentando dificuldades em relacionar-se, percebendo-se impulsivo, irritado e apresentando comportamentos agressivos. Foi decidido que uma avaliação psicológica seria importante para investigar melhor a queixa relatada e tomada de decisão quanto à melhor conduta terapêutica do paciente


Procedimento 

A avaliação psicológica teve como base os dados coletados ao longo de uma entrevista inicial com duração de 40 minutos e mais três atendimento de 1 hora, realizados com o paciente Luís, onde foram adquiridas informações suficientes para o desenvolvimento do caso e escolha dos testes a serem aplicados posteriormente. Foram utilizados os testes HTP, que tem como objetivo investigar características da personalidade do sujeito examinado, e sua forma de ver e agir no ambiente e com as pessoas os quais convive e o Teste Palográfico, para traçar o perfil de personalidade do paciente e identificar os possíveis comportamentos agressivos A aplicação dos testes foram realizadas em mais 2 sessões, uma para cada teste. Para finalizar, uma devolutiva de 30 minutos.


Análise do Teste HTP

O avaliado não apresentou nenhuma resistência. Os desenhos centralizados indicam uma tendência manter-se superior e inacessível, possivelmente consideradas como mecanismos de enfrentamento de ansiedades e inseguranças. A análise sequencial revelou a manutenção psicomotora dos traços, com alternâncias entre firme e com pressão, avanços, recuos, firmeza e presença de detalhes.

Observa-se uma relutância em estabelecer contato com o ambiente, afastamento das trocas interpessoais, necessidade de manter o controle receio nas relações com os outros (janelas fechadas e junto à porta e gramado amplo sombreado na frente da casa).

Em relação a família, nota-se sensação de rejeição, perda de valor, baixa autoestima e inferioridade na situação doméstica. (Casa desenhada como se fosse vista de baixo).

Sugere personalidade rígida, e reação emocional as más condições do meio.  (tronco em tamanho grande, maior que o adequado ao tamanho), impaciência para obtenção de resultados, e imaturidade (presença de frutos na árvore) e prejuízo na capacidade de perceber a realidade (as raízes por meio de solo transparente). A ausência de galhos sugere uma tendência a falta de recursos para lidar com pressões do meio, com interação e para obtenção de satisfação.

Apresenta introspecção, agressividade, dissimulação e frustração e conduta sexual desviante (cabeça da pessoa grande, boca oval e orelhas pequenas).

No entanto, tem a necessidade de controle, valorização da inteligência, ênfase na fantasia como fonte de satisfação (cabeça grande), insegurança e ansiedade ou culpa nos contatos sociais (Rosto com contorno reforçado).

Análise do Teste Palográfico

No Teste Palográfico pudemos identificar algumas compreensões em relação a personalidade do indivíduo alguns pontos resultaram em instabilidade, labilidade emocional e afetiva ( NOR muito Alto, 18.68) , Indica a repressão ou aversão às necessidades de contato social e afetivo, atitude defensiva e de desconfiança em relação aos contatos afetivos ou de demonstração de afeto ..(Palos inclinados À esquerda maior que 90º) Alguns pontos esclareceram o que Luís já trazia em sua queixa, como personalidade instável, instabilidade de humor, frequentes explosões, comportamento rude e agressividade canalizada para ação ou atitude agressiva com os outros. Em resumo, o indivíduo pode ser considerado com uma personalidade instável e impulsivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com