TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEDO E AVERSÃO

Por:   •  11/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Medo

Na sua opinião, o medo é algo positivo ou negativo?

[pic 1]

No meu modo de pensar, o medo é essencial para a nossa sobrevivência. É o medo que equilibra nossas decisões diante das escolhas na vida, tanto as pessoais como as profissionais. Esse sentimento é responsável por nos livrar dos perigos ou das armadilhas no nosso caminho. Mas como tudo na vida, é necessário um equilíbrio. Não podemos e nem devemos deixar com que o medo em excesso acabe atrapalhando nas nossas decisões. O medo faz parte das características de cada um de nós, alguns numa intensidade maior, outros em menor intensidade. Mas cada um vai reagir de maneiras diferentes diante do medo. Cabe a nós, identificarmos as soluções e o melhor caminho a seguir quando ocorre esse sentimento. Muitas vezes, podemos deixar de conquistar ou atingir algum objetivo, quando deixamos o medo falar mais alto. Pode ser uma promoção no trabalho, um aumento de salário. Pode ser uma situação constrangedora que estamos vivendo com algum colega no ambiente profissional ou na família e por ter medo de ir em busca de solução, acabamos nos sujeitando a continuar vivendo aquela situação indesejada.

[pic 2]

Eu sou uma pessoa medrosa e excessivamente realista, e diante dessas características e de acordo com as minhas experiências aprendi a encarar o medo de frente. Tudo que é para o meu crescimento, embora com medo, eu vou atrás, me desenvolvo e melhoro para a minha satisfação pessoal.

Aversão

A aversão é o termo utilizado para caracterizar um sentimento de repulsa a alguma coisa ou pessoa, uma vontade de se afastar de algo ou alguém. É muito comum apresentarmos esse sentimento no ambiente de trabalho, pelos superiores, colegas de trabalho antipáticos ou mal educados, colegas que não contribuem com as atividades ou não sabem trabalhar em grupo e principalmente quando se trata de um chefe muito exigente e que não respeita as pessoas. Às vezes pode ser até involuntário desenvolvermos esse sentimento por alguém que mal conhecermos, apenas baseado na percepção que temos daquela pessoa.

[pic 3]

Conclusão:

Nossos sentimentos são espontâneos e mutáveis, algo que não conseguimos controlar, mas é nosso dever avaliar as situações e em primeiro lugar, buscar o autoconhecimento para sabermos quem somos e como somos, pois muitas vezes esses sentimentos nos enganam ou nos impede de crescer ou evoluir profissionalmente e como seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (126.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com