TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Narcisismo Materno Na Psicologia

Por:   •  23/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica

O livro “Sobrevivência emocional: as dores da infância revividas no drama adulto” são da escritora Rosa Cuckier publicado na sua 6ª edição no ano de 2015, que traz 117 páginas do tema, abordando as dores trazidas na infância, mas que se manifestam na fase adulta. Rosa Cuckier é psicóloga, psicodramatista e escritora e publicado diversos livros.

Os capítulos a serem abordados durante a resenha serão a introdução, que traz o conceito da criança interna, e o capítulo 1 do livro, denominado de “como sobrevivem os emocionalmente os seres humanos? ”. Durante todo a escrita Cuckier aponta como nossos traumas executado na infância, tem quando já somos adultos.

Apesar de psicodramatista, Cuckier não se limita a um só autor e traz por todo o livro diversas abordagens psicológicas para fomentar sua teoria, desde Freud, passando pelos próprios conceitos de Moreno, até Jean Piaget. Com uma escrita fácil e objetiva de ser compreendida, esta obra com tema complexo de se falar, torna-se gostoso de se ler.

Para se tornar mais fácil e compreensível a escritora traz logo no início do primeiro capítulo do livro, casos clínicos de seus pacientes para embasar depois a teoria principal, fazendo assim link’s com os casos. Cuckier vai fazendo assim associações de como nascem essas crianças feridas, e que grande parte dessas se dão por causa de pais, ou cuidadores que não sabem administrar as necessidades básicas, que são as físicas e emocionais, de uma criança.

É linda a parte na qual a escritora diz sobre a relação, pois é nela que tudo se constitui. As primeiras que terão contato serão a base para a sua matriz da identidade, e será o parâmetro por toda sua vida adulta, por tudo isso, a autoestima, respeito e amor que seus entes próximos sentem por si mesmo, refletirá nesta criança, assim como se esta pessoa sentir raiva, rancor e sentimento de tristeza, há grande probabilidade desta criança também o sentir.

A autora trata ainda da dependência do outro, ou de como Moreno chama “ego auxiliar” é algo que negativo para grande parte das pessoas pois, são vistas como pessoas frágeis e impotentes, e questiona qual as necessidades básicas dos seres humanos, descrevendo algumas características básicas das crianças, e de como os pais tem função primordial nesta construção, como por exemplo a permissão de que a criança seja autônoma e cresça.

O que talvez seja o ponto alto desde a introdução é a parte em que Cuckier fala dos abusos, e lista alguns tipos e subtipos, quão valioso é saber que, abuso não é só sexual. Abuso é também quando você não informa sua criança sobre sexualidade por exemplo, ou quando você o chantageia falando que irá embora caso não se comporte. A autora ainda traz uma reflexão grandiosa de que se as crianças não podem contar com os pais, com quem irão contar? Imagine só então, os pensamentos desta criança.

A autora traz ainda reflexões de como pode-se sobreviver a tudo isso, e o Psicodrama enquanto ferramenta de ajuda para a criança interior dentro de cada um de nós. Finaliza com uma frase linda de Zerka Moreno que em sua vinda ao Brasil em 1993 diz que dentro de cada um de nós habita uma criança ferida. E é isto, nada mais além do que a verdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com