TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Objetivo do tratamento psicanalítico

Por:   •  24/10/2017  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo do tratamento psicanalítico

A transferência é a base da técnica psicanalítica, esta disposição do paciente em compreender os motivos do seu sofrimento conduzirá este paciente ao seu tratamento e a sua cura.

A essência do método psicanalítica é compreender os núcleos neuróticos com seus ganhos primários e secundários, Freud descreveu uma série mecanismos de defesa que pode ser utilizada para esclarecer determinadas resistências. O analista pode ajudar o paciente a fortalecer seu ego, a estrutura de ego pode ser descrita como explicou Freud de modo metafórico, o id, o superego e a realidade, quando o ego tem autonomia consegue controlar as forças do id e do superego, este é o modelo estrutural do psiquismo inconsciente de Freud. O objetivo do tratamento psicanalítico é fortalecer a estrutura ecoica do sujeito, com isto consegue tirar o paciente do mundo do prazer primário e fantasioso para realidade, esta aprendizagem de saber lidar com as pulsões instintivas e o mundo das emoções é o motor condutor da superação do paciente.

Transferência

Transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoa do passado para a pessoa do presente. Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente, para Freud este fenômeno é fundamental para o processo da cura.

A transferência positiva é um fenômeno que facilita o processo analítico, torna o paciente mais suscetível a influência do analista por nutrir por ele um sentimento de empatia, respeito, admiração que o faz baixar as resistências e se esforçar para associar livremente.

Mecanismo de defesa

        O ser humano é complexo, para ser exato biopsicossocialespiritual pela primeira força conhecida como psicanalise criado por Sigmund Freud (1856-1939), vimos que o indivíduo possui o inconsciente, id, ego e superego que estão em constante latência e dinamicidade. O Ego atuando conforme o princípio da realidade, do Eu, o ser em si, estabelece equilíbrio entre as reivindicações do Id e as exigências do superego com relação ao mundo externo, portanto, o Ego é quem defende a personalidade humana contra ameaça ruim, para isso, usa os mecanismos de defesa.

        Os mecanismo de defesa são encontrados em todos os seres humanos, caso esteja demasiadamente exacerbado, considera-se indicação de possíveis sintomas psicóticos e paranoicos. É uma forma do Eu consciente, estar se defendendo do mundo em que vive, um manuseio do seus psiquismo de modo a resistir o mundo no qual está inserido.

  1. Recalque ou Repressão

Consiste na forma que o indivíduo afasta eventos, elementos, situações que podem provocar ansiedade que estão no consciente, enviando para o inconsciente. No inconsciente não o afeta de primeiro momento, entretanto, os conteúdos reprimidos ficam acoplados na psique podendo posteriormente vir a tona através de uma pulsão.

  1. Projeção

Modo pelo qual o indivíduo projeta em outro podendo ser, objeto, pessoa ou animal algo que é seu.

  1. Introjeção

É o oposto da projeção o indivíduo pega os conteúdos que não são seus e traz para dentro dele, ações, atitudes.

  1. Negação

Recurso que o Ego utiliza de não aceitação de fatos que ocorreram que perturbam a consciência, tentando distorcer os acontecimentos.

  1. Fantasia

O indivíduo fantasia em sua mente uma situação que satisfaz o seu desejo, que na vida real não pode ser realizada por algum motivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com