TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pareamento CID e DSM

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.712 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

GABRIELA SOARES SILVA 

JOANA ALICE BORBA DE MACEDO

LUÍS ANTÔNIO DA SILVA BEZERRA 

MICHELLE BERQUÓ

ROYTHER SILVA DE OLIVEIRA

THAYNA FERNANDES DUARTE

VITÓRIA DIAS MOREIRA

YASMIN LOPES DE SOUZA

O MÍNIMO PARA VIVER

Transtorno alimentar – Anorexia nervosa

SÃO PAULO

2019

GABRIELA SOARES SILVA RGM 1744541-8

JOANA ALICE BORBA DE MACEDO – RGM 1768056-5

LUÍS ANTÔNIO DA SILVA BEZERRA – RGM 1963676-8

MICHELLE BERQUÓ – RGM 1739998-0

ROYTHER SILVA DE OLIVEIRA – RGM 1747009-9

THAYNA FERNANDES DUARTE  RGM 1821355-3

VITÓRIA DIAS MOREIRA – RGM 1778857-9

YASMIN LOPES DE SOUZA – RGM 1839270-9

O MÍNIMO PARA VIVER

Transtorno alimentar – Anorexia nervosa

Relatório de Psicopatologia Infanto-Juvenil, apresentado como exigência do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul.

Professora: Maria Aparecida Conti

SÃO PAULO

2019

RESUMO

O presente relatório, trata sobre o filme “O Mínimo para Viver” e o transtorno alimentar chamado anorexia nervosa, realizando um pareamento entre o filme e os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-10) para diagnosticação do transtorno. O que pretendemos enfatizar neste relatório, são os sintomas evidenciados no decorrer do filme, pela protagonista Ellen. Neste sentido, busca-se trazer informações e esclarecimentos sobre os sintomas apresentados e o transtorno alimentar que ela possui, tendo em mente que a anorexia é um padrão de comportamento alimentar que envolve um rígido e patológico controle do peso, devido à um distúrbio de percepção da autoimagem.

Palavras-chave: Transtorno Alimentar. Anorexia Nervosa. Critérios Diagnósticos.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        Resumo do filme        5

2.1        O Mínimo para Viver (To the Bone)        5

3        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

3.1        Articulação com DSM-5 e CID-10        8

4        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como tema, a anorexia nervosa, através da análise do filme “O Mínimo para Viver”, tendo como objetivo, fazer o pareamento dos sintomas da personagem principal do filme, com o DMS-5-TR (APA, 2013), com o CID-10, e de como vive um adolescente que apresenta esse transtorno. A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar, onde o indivíduo se “enxerga” acima do peso, mesmo em estado de magreza excessiva, o indivíduo não consegue se livrar de pensamentos sobre seu corpo e se preocupa de forma exagerada com sua aparência, onde começa a reduzir a ingestão de alimentos.

O filme conta a história de personagens que sofrem transtornos alimentares, dentre eles, a personagem principal Ellen, que sofre de anorexia nervosa. A adolescente é levada para uma instituição especializada em transtornos alimentares, onde são utilizados métodos não tradicionais.  

Durante as cenas retratadas no filme, é possível observar aspectos do tratamento, de uma família com atritos, da vida pessoal e social de uma adolescente que sofre de anorexia. A única exigência proposta para que Ellen possa ficar na instituição, é que ao menos tente se alimentar de forma saudável e adequada e consequentemente, ganhe peso.

O intuito do filme é demonstrar a importância do apoio do familiar e perigo da doença, assim como, trazer a reflexão como podemos lidar com esse contexto. Para um melhor desenvolvimento do tema, foi utilizado como objeto de estudo, juntamente com o filme,  o Manual de Diagnóstico e Estatística, em sua quinta versão (DSM-5-TR), e o da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

Para o DSM-5-TR e o CID 10, a anorexia nervosa detém de alguns critérios diagnósticos: a restrição da ingestão de calorias, o medo excessivo de engordar, os pensamentos excessivos sobre o corpo, que se expressam de maneira desproporcional, e distúrbio da autopercepção. O CID-10, cita também que, os fatores biológicos podem contribuir para o surgimento do transtorno, assim como, mecanismos psicológicos e a vulnerabilidade da personalidade.

  1. Resumo do filme

  1. O Mínimo para Viver (To the Bone)

A obra cinematográfica, chamada em português de “O Mínimo para Viver” (nome original “To the Bone”), fala sobre transtornos alimentares, em especial, a anorexia. É um filme do ano de 2017, da autora Marti Noxon, produzido pela Netflix. A personagem principal, Ellen, é interpretada pela atriz Lilly Collins, que apesar de já ser magra, perdeu mais peso para a atuação, como fica evidente durante o filme, quando comparando-a com suas outras atuações.

O filme inicia-se com um letreiro dizendo que a história foi baseada em pessoas reais, que sofrem de transtornos alimentares e que profissionais foram consultados, a fim de que o filme fosse o mais realista possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com