TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Parecer Psicológico na Psicologia

Por:   •  28/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

 

 

PARECER PSICOLÓGICO 

 

 

 

  1. IDENTIFICAÇÃO

Processo :

Solicitante       , brasileiro, Profissão, CPF, Endereço Finalidade: Análise técnica de laudo psicológico e documentação dos autos

Parecerista: Psicólogo ....................

 

  1. DESCRIÇÃO DA DEMANDA

 O presente parecer refere-se à solicitação de análise técnica do laudo psicológico elaborado pela psicóloga judiciária........ ( CRP... e exame dos documentos trazidos aos autos com a finalidade de verificar as condições psíquicas do solicitante para o exercício do cargo de analista judiciário.

 

 

  1. ANÁLISE

Inicialmente apresenta-se um breve histórico dos acontecimentos a partir de 25/01/2018, data de início do exercício das atividades do servidor na cidade ............. Pela verificação dos relatórios quadrimestrais de avaliação do estágio probatório aos quais se teve acesso constata-se que o servidor, desde o início, apresentou ótimo desempenho, até sua separação em 2019, quando começou a ter problemas emocionais em virtude de ter ficado sozinho com seu filho em uma cidade na qual não contava com uma rede de apoio para trabalhar, cuidar do filho e gerir toda a logística necessária para o bom andamento da rotina diária, na qual até então era auxiliada pela esposa. Some-se a isso o volume de trabalho de Mariana que, conforme justificativa de reprovação, emitida em 02/02/2021, pelo

MM. Juiz ---------

Criada essa situação extremamente estressante por acontecimentos alheios ao controle do solicitante seus problemas emocionais começaram a interferir em sua atividade profissional culminando com a baixa de seu desempenho profissional até então considerado plenamente satisfatório conforme seus relatórios de avaliação já mencionados datados de 28/05/2018, 26/09/2018, 04/02/2019, 30/05/2019, 26/09/2019 a 03/03/2020. Sentindo que seria muito difícil manter-se sozinha com seu filho em cidade solicitou transferência para outra cidade, seu local de nascimento e de vida até 2018, mas em função de não haver vaga naquele momento seu pedido foi indeferido.

Com uma situação crítica para se manter em Cidade e com o indeferimento do pedido de transferência seu quadro de saúde permanecia problematizado. Em ano, Mariana soube que havia vaga para a sua cidade natal e novamente entrou com pedido de transferência, foi então encaminhada para uma avaliação psiquiátrica no Departamento Médico, em data, na qual recebeu um resultado desfavorável, agravando ainda mais sua saúde emocional.

Cabe ressaltar ainda que nenhuma das patologias descritas nos documentos examinados pode ser considerada como não tratável, ou como impeditiva de uma vida pessoal e profissional produtiva. 

 O exame do laudo psicológico elaborado pelo psicólogo Deisi Michele Rahn (CRP 12/644) foi pautado pela análise da coerência entre a fundamentação teórica, o método utilizado, os resultados encontrados e análise da documentação trazida aos autos.

 O profissional refere que o objetivo da avaliação, realizada em data, foi verificar as condições psíquicas do autor para o exercício do cargo de ........... No entanto desde data Marina já vem desenvolvendo suas atividades, inclusive com ótimas avaliações de suas competências técnicas, comportamentais e de conhecimento durante o estágio probatório.   Durante o período probatório Mariana se afastou para tratamento de saúde no período datas, período no qual esteve internado, conforme atestado do hospital. 

 No dia da perícia psicológica em questão, data, Mariana estava sendo medicado com Aprazolan1 de 2mg uma vez ao dia, esse psicofármaco possui efeitos colaterais como a depressão, sonolência, dificuldade em controlar os movimentos do corpo, perda de memória, dificuldade em falar, tontura ou dor de cabeça. Podem surgir casos de perda de apetite, diminuição ou aumento da libido, sensação de cabeça vazia ou problemas de atenção, aumento do batimento cardíaco, problemas de fígado, diarreia ou prisão de ventre. No laudo o psicólogo refere que o autor se apresentou bastante confuso, não conseguindo organizar eventos cronologicamente e tendo dificuldade de evocação da memória, quadro esse característico do uso da medicação acima descrita. Considerando-se que era do conhecimento do psicólogo o fato de nome estar sob efeito de psicofármacos poderosos seria de se esperar que o profissional transferisse a avaliação para data posterior, fato esse não considerado por ele. É

                                                             

1 Bula conforme laboratório - Registro MS nº 1.0235.0663 - Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio - CRF-SP nº 19.710 - EMS S/A. Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, Km 08, Bairro Chácara Assay. Hortolândia-SP / CEP: 13186-901. CNPJ:

57.507.378/0003-65. INDÚSTRIA BRASILEIRA 

desaconselhado fazer avaliação psicológica quando o avaliado não se encontra em condições favoráveis, o resultado em outro dia poderia ser muito diferente. 

 No item de nº 5, discussão e conclusão, o psicólogo refere que o fato de Solicitante: “...associar sua melhora exclusivamente à mudança a um local específico, ainda que possa conferir uma evolução temporariamente positiva, revela uma ideia enganosa a cerca da solução para seus problemas.” Essa conclusão revela o quanto o profissional não entendeu ou não dimensionou adequadamente os problemas enfrentados por ele ao verse isolado em uma cidade sem qualquer referência de proximidade a ela em uma situação na qual precisa manter sua vida pessoal e profissional em ordem mesmo estando sujeito a forte estresse.  

 Ainda nesse mesmo item o profissional relata a incumbência do analista, dizendo que realizam várias atividades que abarcam questões interpessoais de grande complexidade e afetivamente intensa. Essas questões já vinham sendo vivenciadas pelo solicitante desde janeiro de 2018 e como mencionado anteriormente obteve ótimas avaliações quanto as suas competências. Consta ainda que: “...assumir o cargo diz respeito também a mudanças de ordem pessoal, tanto relativo ao ajuste às novas atribuições quanto à comarca de forma ampla (residência, saúde, educação) considerando-se essencial para tanto, adequada capacidade adaptativa.” Salvo melhor juízo, Mariana demonstrou grande capacidade de adaptação geral quando mudou-se para cidade com seu filho e esposa deixando para trás tudo que lhe era conhecido desde o início de sua vida. Chegou a uma cidade completamente desconhecida, para um novo ambiente de trabalho com novas exigências pessoais e profissionais e saiuse muito bem em todos os aspectos como já referido acima e demonstrado no documento anexo. Por outro lado seu retorno a sua cidade natal elimina qualquer esforço de adaptação visto que lá tudo lhe será familiar, parentes, amigos, estrutura médica e, mesmo seu ambiente profissional não será de todo novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com