TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder Da Mente

Exames: O Poder Da Mente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 11

Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Curso de Pós Graduação em MBA e Gestão de Projetos

Desenvolvimento de um Projeto Inovador na Área de Alimentos para a Empresa Nestlé

Alunos: Fernando Vicentini

João Henrique

Luan Franceschetti

Marcos Agostinho

Valmer Donizetti

Prof. João Clemente Junior

Americana – SP

Dezembro de 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................3

1.1 INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS NO BRASIL................................................................3

1.2 A INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS..........................................................3

1.3 INDÚSTRIAS DE CHOCOLATE NO MUNDO.............................................................4

1.4 INDÚSTRIA DE CHOCOLATE NO BRASIL.................................................................4

1.5 HISTÓRIA DA NESTLÉ NO BRASIL.........................................................................5

1.5.1 MISSÃO..........................................................................................................6

1.5.2 VISÃO.............................................................................................................6

1.5.3 VALORES........................................................................................................6

2. OBJETIVO.......................................................................................................6

3. METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO...................................................7

3.1 EAP – ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO.........................................................7

3.4 PLANOS DE COMUNICAÇÃO........................................................................................9

3.4.1 PLANO DE COMUNICAÇÃO COM A EQUIPE DE PROJETO..............................9

3.4.2 PLANO DE COMUNICAÇÃO COM GERENTES, DIRETORES E ACIONISTAS...10

3.5 FERRAMENTA DE MARKETING...............................................................................10

3.6 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO E TESTE DO PRODUTO.....................................11

3.6.1 INGREDIENTES..................................................................................................11

3.7 DIFERENCIAIS DO AÇÚCAR XILITOL........................................................................11

3.8 DADOS DO PROCESSO.............................................................................................11

3.9 DESENVOLVIMENTO DO TESTE PILOTO..................................................................11

4. CONCLUSÃO...................................................................................................12

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................12

6. ANEXOS............................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

1.1 INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS NO BRASIL

A indústria de alimentos tem uma participação de 14% no Produto Interno Bruto (PIB) e aproximadamente 18% na indústria de transformação. No que se refere ao emprego, o setor conta com uma participação de 23,1% dos empregos da indústria de transformação, segundo dados de 2012 da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia). As informações fornecidas pela Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (Rais/MTE) apontam que a indústria de alimentos é composta por 42,2 mil estabelecimentos industriais formais. Destes, 85,3% são microestabelecimentos, 10,7% são pequenos, 3,2% são médios, e apenas 0,9% são grandes. Verifica-se, portanto, que a maior parte das empresas do setor é constituída por micro e pequenas empresas, embora ele tenha uma participação relativamente importante na indústria de transformação, e até mesmo no PIB. Dadas essas características, pode-se afirmar que o setor tem uma importância expressiva para a economia do país.

1.2 A INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

A inovação tecnológica das firmas do setor de alimentos também é um assunto importante. A literatura mostra uma relação positiva entre inovação tecnológica e exportação, também apresenta informações sobre o nível de importância conferido pelas firmas às inovações de produtos e/ou processos para o enquadramento em regulações e normas-padrão, referentes aos mercados interno e externo. Os resultados indicam uma possível complementaridade entre inovação e enquadramento às regulações e normas-padrão, principalmente para as firmas dos setores de abate e preparação de produtos de carne e pescado, laticínios, moagem, fabricação de produtos amiláceos e de rações balanceadas para animais, fabricação de outros produtos alimentícios, e fabricação de bebidas. Isto é válido tanto para o mercado interno quanto para o externo. Esta característica mostra a preocupação das firmas com as questões relacionadas com qualidade e diferenciação dos produtos, demonstrando que o setor encontra-se de fato em outro nível de competição, extra-preço. Vale ressaltar que, embora essas características extra-preço tenham se mostrado crescentemente importantes, as condições de mercado ainda são muito relevantes. O que se pretende mostrar é que, mesmo no setor de alimentos, aspectos associados à diferenciação de produtos e à qualidade estão presentes nas estratégia.

1.3 INDÚSTRIAS DE CHOCOLATE NO MUNDO

A indústria do chocolate fatura mundialmente uma quantia de US$ 60 bilhões por ano. O Brasil é o quarto maior produtor de chocolate do planeta e está sempre na lista dos dez maiores consumidores.

Nos últimos 10 anos, o consumo de chocolate no Brasil cresceu, em média, 11% ao ano. Em 2011, a produção de chocolates chegou a 390 mil toneladas. O país tem hoje a maior taxa de incremento de consumo de chocolate per capita no mundo. Dados mais recentes apontam que nosso consumo passou de 0,2 kg por ano em 2002 par 1,3 kg por ano em 2010.

1.4 INDÚSTRIA DE CHOCOLATE NO BRASIL

Foi apenas partir da segunda metade do século XIX que algumas fábricas de chocolate foram instaladas no Brasil. Em Porto Alegre os irmãos e imigrantes alemães, Franz e Max Neugebauer,em sociedade com Fritz Gerhardt, fundaram a empresa Neugebauer Irmãos & Gerhardt em 1891, considerada atualmente a mais antiga fábrica brasileira de chocolate.

Existem 38 grandes fabricantes no Brasil, que exportam seus produtos para 174 países. Dados recentes indicam que a Nestlé, a Kraft e a Garoto detém 90% do mercado brasileiro, enquanto a Mars conta com 3% e o restante do mercado que possui centenas de companhias regionais.

A Kraft Foods é a segunda maior fabricante de chocolates do Brasil, com 35,8% das vendas em 2009, e segundo a Nielsen, está atrás apenas da Nestlé e de sua controlada, a Garoto, que têm 22,5% e 22% do mercado, respectivamente.

O Brasil é o segundo maior fabricante de chocolates do mundo, atrás da Inglaterra. Aqui, o consumo médio per capita de chocolate é de cerca de 2,4 quilos por habitante, com variações regionais. São Paulo, por exemplo, tem um consumo anual de 3,8 quilos. Conforme dados do IBOPE Mídia, as mulheres lideram o consumo de chocolates e representam 55% dos consumidores.

O Brasil é um líder na cacauicultura. A qualidade do cacau produzido no país é comparada hoje à dos melhores do mundo. Esse desenvolvimento se deve a novas variedades produtivas e resistentes, inovações tecnológicas em sistemas de produção e o desenvolvimento de técnicas pós-colheita instituídos em território nacional.

Com cerca de 60 mil agricultures cultivando o cacau, o Brasil tem seis estados produtores da commoditie. A Bahia possui a maior parcela, com 61% da produção nacional e o Pará vem em segundo, com 23%. Os estados de Roraima, Espírito Santos e Amazonas respondem por 15%.

Ainda assim, a lavoura brasileira consegue se expandir de forma sustentável. A maior parte da produção é feita em sistemas agro-florestais, que além de preservar as florestas podem ser enquadradas no programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

1.5 HISTÓRIA DA NESTLÉ NO BRASIL

A história da Nestlé começa na Suíça em 1866 na cidade de Vevey, quando Henri Nestlé criou a farinha láctea, um alimento especial para crianças, à base de cereais e leite. Em 1905, uniu-se à Anglo Swiss Condensed Milk Co que desde 1866 era um importante fabricante de leite condensado. A partir dessa iniciativa, a Nestlé se tornou uma empresa mundial de alimentos e nutrição.

Voltada essencialmente para a nutrição humana, a Nestlé diversificou suas atividades a partir da década de 1970, passando também a atuar nos segmentos farmacêuticos, cosmético e de alimentos para animais de estimação (Friskies Alpo e Ralston Purina). Hoje a Nestlé atua em doze segmentos de mercado: leites, cafés, culinários, achocolatados, cereais, biscoitos, nutrição, chocolates, refrigerados, sorvetes.

Os primeiros registros da presença da Nestlé no Brasil datam de 1876. Um anúncio no jornal A Província de São Paulo informava sobre a importação e comercialização da farinha láctea Nestlé.

Em 1921, a empresa iniciou sua produção no Brasil, em Araras – SP com a aquisição da Companhia Ararense de Leiteria, empresa que produzia leite condensado desde 1913. Com o seu sucesso do Leite Moça, vários outros produtos foram lançados e, atualmente, são comercializados no território brasileiro mais de 1000 itens sob a chancela da Nestlé. O Leite Moça que é produzido na cidade de Araraquara, SP, ainda é o que detém maior volume de vendas.

1.5.1 MISSÃO

Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidos mundialmente, líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado (CVC MKT 3.0) com a sociedade brasileira.

1.5.2 VISÃO

Ser o parceiro que ajuda você a crescer através de soluções criativas em alimentos e bebidas, respaldadas por marcas reconhecidas, que permitam inovar e satisfazer seus clientes. Como empresa líder mundial em nutrição, saúde e bem-estar, a equipe Nestlé profissional tem verdadeira paixão pelo que faz e está sempre comprometida com a tarefa de oferecer fórmulas criativas, personalizadas e comercialmente viáveis.

1.5.3 VALORES

Pessoas em primeiro lugar, qualidade de nossos produtos e serviços, segurança é inegociável, respeito para todos dentro e fora da empresa, responsabilidade em toda decisão e paixão pelo que fazemos.

2. OBJETIVO

Desenvolver um produto alimentício inovador no modelo de negócio tendo como insumo principal o chocolate, e que possua tais características:

 Produto de baixa caloria

 Que promova bem estar e saúde

 Que seja isento de conservantes

3. METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO

3.1 EAP – ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO

3.11 Desenvolvimento da fórmula (composição química do produto)

3.1.2 Desenvolver composto químico (engenharia)

3.1.2.1 Pesquisa e desenvolvimento do composto junto a equipe de engenharia, o produto desenvolvido deverá ser entregue ao laboratório de análises até 31 de Janeiro de 2014.

3.1.3 Realizar testes do produto em laboratório

3.1.3.1 Técnicos de laboratório analisam amostras e realizam testes do produto simulando situações reais, os resultados devem ser apresentados até 28 de Fevereiro de 2014.

3.1.4 Adquirir aprovação dos órgãos certificadores

3.1.4.1 Após aprovação interna do produto, equipe de certificação deverá adquirir junto aos órgãos certificadores a aprovação para comercialização do produto até 31 de Março de 2014.

3.1.5 Elaborar estudo de viabilidade econômica (reduzir custo)

3.1.5.1 Equipe de controladoria financeira deverá identificar possíveis reduções de custo operacional e do produto e promover parcerias para viabilizar a comercialização do produto. Esta etapa ocorre simultaneamente a todas as etapas até o início de industrialização do produto em 01 de Abril de 2014.

3.2. Desenvolvimento da embalagem do produto

3.2.1 Expor idéia ao fornecedor de embalagem

3.2.1.1 Pesquisa e desenvolvimento da embalagem do produto junto ao fornecedor, a embalagem desenvolvida deverá ser entregue ao laboratório de testes práticos até 31 de Janeiro de 2014.

3.2.2 Testar e aprimorar idéia em laboratório (melhoria contínua)

3.2.2.1 Técnicos de laboratório analisam amostras e realizam testes da embalagem a fim de simular situações reais, os resultados devem ser apresentados a gerência até 28 de Fevereiro de 2014.

3.2.3 Desenvolver etiquetagem / design do produto

3.2.3.1 Equipe de marketing e design gráfico desenvolvem etiquetagem após desenvolvimento da embalagem até 31 de Março de 2014.

3.2.4 Elaborar estudo de viabilidade econômica (reduzir custo)

3.2.4.1 Equipe de controladoria financeira deverá identificar possíveis reduções de custo operacional e do produto e promover parcerias para viabilizar a comercialização do produto. Esta etapa ocorre simultaneamente a todas as etapas até o início de industrialização do produto em 01 de Abril de 2014.

3.3 Estudo / Inserção / Monitoramento do produto em mercado

3.3.1 Realizar estudos regionais para venda do produto

3.3.1.1 Realizar benchmarking em todo o território nacional a fim de identificar características culturais e sociais até 31 de Janeiro de 2014

3.3.2 Definir público alvo

3.3.2.1 Identificar público alvo e atrelar estratégia de marketing levando em consideração aspectos culturais, sociais e valor agregado ao produto até 28 de Fevereiro de 2014

3.3.3 Definir valor de venda do produto

3.3.3.1Equipe de marketing recebe informações dos itens 3.1 e 3.2 a fim de estabelecer valor de venda do produto, levando em consideração custo x lucratividade até 31 de Março de 2014

3.3.4 Definir métodos de venda do produto / parceiros

3.3.4.1 Equipe de vendas promove reunião juntos aos grandes revendedores estabelecendo métodos de venda e demanda do produto a fim de realizar o planejamento de produção e início de industrialização em 01 de Abril de 2014.

Figura 01 – Organograma do gerenciamento de escopo

3.4 PLANOS DE COMUNICAÇÃO

3.4.1 PLANO DE COMUNICAÇÃO COM A EQUIPE DE PROJETO

Disponibilizar ramais de telefone, contas de email e uma central de intranet onde todo e qualquer assunto relacionado ao projeto possa ser tratado de forma rápida e transparente.

Reuniões semanais em todas sextas feiras com todas equipe para alinhamentos sobre:

• Entraves e dificuldades

• Prazos

• Cronograma

• Comprimento de meta

Todas essas reuniões serão registradas em atas, e disponibilizadas na intranet para que todos os envolvidos tenham acesso.

3.4.2 PLANO DE COMUNICAÇÃO COM GERENTES, DIRETORES E ACIONISTAS.

Report quinzenal através da apresentação de um relatório do andamento do projeto aos gerentes e através de vídeo conferência aos diretores e acionistas para tratar:

• Evolução do projeto

• Cronogramas e prazos

• Liberação de recursos financeiros

• Cumprimentos das metas

• Dificuldades encontradas

Manter registradas em atas essa reuniões e deixá-las disponíveis para consulta na intranet.

Disponibilizar um contato de email, ramal telefônico e celular exclusivo para que toda alta cúpula interessada no projeto possa esclarecer dúvidas com responsável pelo gerenciamento do projeto

3.5 FERRAMENTA DE MARKETING

Figura 02 - Pesquisa de Design Thinking

3.6 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO E TESTE DO PRODUTO

3.6.1 Ingredientes

• Chocolate a base de cacau

• Xilitol

• Leite desnatado

• Granola moída

3.7 DIFERENCIAIS DO AÇÚCAR XILITOL

 Açúcar natural orgânico extraído de plantas (sem agrotóxico)

 Poder adoçante semelhante ao da sacarose porém com 40% menos caloria

 Ao contrário do açúcar comum, não fermenta na boca com isso não desenvolve caries

 Consumido por pessoas que possuem diabetes, seu metabolismo independe da insulina

 Ajuda no combate da placa bacteriana, por ser um anti-séptico natural

3.8 DADOS DO PROCESSO

O processo de assepsia do produto será isento de produtos químicos, sendo assim, o processo escolhido foi o de pasteurização

3.9 DESENVOLVIMENTO DO TESTE PILOTO

Em um misturador elétrico foi adicionado 400g de chocolate com 70% de cacau, 600 mL de leite desnatado, 150g de granola moída e 200g de açúcar natural xilitol.

4. CONCLUSÃO

O grande diferencial do nosso produto foi ter usado como matéria prima o açúcar Xilitol, que possibilitou a elaboração de um produto saboroso enriquecido com fibras e com aproximadamente 40% a menos de calorias em relação a sacarose, sem contar enumeras outras vantagens que ele proporciona a aqueles que buscam uma vida saudável.

No demais concluímos que o nosso projeto foi um sucesso, devido ao alto índice de aceitação que foi obtido do nosso público alvo, e pelo conhecimento adquirido no desenvolver das ferramentas especificas de projeto e no compartilhar das informações desenvolvidas por cada grupo.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide). Third Edition ed. [S.l.]: Project Management Institute

DADOS NUTRICIONAIS DO AÇUCAR XILITOL - Disponível em<>http://www.nutriculamagazine.com/pt/xylitol-our-sweet-salvation/, acesso em 31/10/2013

NESTLE HISTÓRIA, MISSÃO E VALOR - Disponível em <>http://www.nestle.com.br/site/anestle/historia.aspx, acesso em 01/11/2013

EFICIÊNCIA E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DA ALIMENTAÇÃO – Disponível em <>http://www.abia.org.br/vst/33.asp, acesso 11/11/2013

6. ANEXOS

Anexo 01 – Rotulo do produto

...

Baixar como  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »