TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Psicologia da Educação

Por:   •  25/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

ANTONIO PEDRO DA SILVA FREITAS

R.A. 8109907

PORTFÓLIO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – CICLO 2

[pic 3]

Belo Campo-BA

2020

Disciplina:     Psicologia da Educação

Tarefa: Portfólio Ciclo 2

Nome: Antônio Pedro da Sila Freitas

RA: 8109907

Turma: DGEFL2001VDCA4O

.

Possibilidades

Limites

Behaviorismo

  • O Behaviorismo é o estudo do comportamento através de estímulos e repostas;
  • Observação comportamental – nessa perspectiva é possível compreender o comportamento através reação, situação, causa e efeito;
  • O professor poderia moldar o aluno estimulando e reforçando comportamentos desejáveis e reprimindo ou punindo comportamentos indesejáveis.

Essa concepção limita- se apenas a observação comportamental. A limitação era que nem todo behaviorismo podia ser diagnosticado e ne m sempre poderia ajudar a distinguir o tipo de behaviorismo pelo S e R (Estimulo e Resposta), sendo assim, ficam deixadas de lado as questões individuais de cada aluno como a vontade, a consciência, a inteligência, o sentimento, as emoções, etc.

Psicanálise

  • Nessa concepção, existe uma ligação afetiva entre aluno e professor - assim sendo o aluno que gostar de seu professor confiará em seus conhecimentos e será mais cooperativo aprendendo melhor;
  • A psicanalise possibilita entrar no consciente para reparar algum trauma ou dano e através dela poder ajudar pessoas que sofrem de doenças mentais – nesse sentido há transmissão de conhecimento de forma mais humana e menos técnica.

O papel do aluno e do professor é baseado em laços afetivos e no inconsciente individual. Se o aluno não possuir um afeto positivo pelo professor, terá dificuldades de aceita-lo e consequentemente terá dificuldades no aprendizado. Da mesma forma que se o professor não possuir um afeto positivo pelo aluno, mesmo que inconscientemente, terá dificuldade em ensiná-lo.

Gestalt

  • Também estudava o comportamento, mas como objeto – o cérebro funciona dinamicamente como um todo;
  • A percepção deve ser levada em consideração, o cérebro humano seria dinâmico e usaria todas as suas funções ao mesmo tempo – o aluno teria um melhor aprendizado usando sua percepção visual ou espacial;
  • Percepção – ilusão ótica e visão do homem do mundo onde vive.

A percepção visual ou espacial poderia fazer com que se perdesse a capacidade de explorar outras perspectivas, limitar-se a um desenvolvimento pouco criativo e carente de uma visão mais ampla.

Humanismo

O humanismo via o ser humano igualitário, onde todos deveriam ser tratados e vistos da mesma forma – o aluno deve ser livre para expressar seus sentimentos, estabelecendo uma aprendizagem voltada à autonomia, originalidade, criatividade e pró atividade na busca pelo conhecimento.

Na abordagem humanista não seria possível desenvolver junto ao professor estratégias de ensino e os métodos teriam pouca importância. Logo, as pessoas com distúrbios mentais mais graves não seriam capazes de manter autocontrole e se conhecer para a mudança de conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (117.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com