TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É PSICOLOGIA

Tese: O QUE É PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

O que é psicologia - Resumo do Livro

12/06/2011 19:09

O QUE É PSICOLOGIA1

A abordagem da escritora inicia-se com uma série de questões relacionadas com o indivíduo e sua relação com o que o cerca, considerando essas questões muito mais antigas que a própria escrita. Acredito que a pergunta mais conflitante seja “Quem sou eu?” – Pag. 7, tendo em vista ser uma pergunta de difícil resposta considerando a pluralidade dos indivíduos que compõem uma sociedade e considerando que todo indivíduo é influenciado por esta sociedade em vários aspectos. Embora as respostas sejam diferentes em lugares e épocas, essa preocupação de relacionamento do homem com outro homem e lugar é sempre presente.

Se no passado estas questões surgiam o tempo todo, no mundo moderno elas se tornaram mais constantes e generalizadas, fazendo com que problemas existentes somente em determinados momentos da vida do indivíduo, se generalize por toda sua vida.

Essas inquietações, aliada ao fato de que nem sempre é possível externá-las, acaba por gerar distúrbios emocionais que acabam refletindo no organismo do individuo.

A Psicologia tentar solucionar estes distúrbios emocionais que geram sintomas no organismo do individuo, através da tentativa de compreender o homem como um todo e seu relacionamento com o outro.

A princípio, a partir de conceitos oriundos da Grécia antiga, a Psicologia era uma ciência que estudava a alma, e durante séculos foi assim que ela existiu. René Descartes rompe com esse conceito e teorizava que havia uma distinção entre corpo e mente. Para ele “a realidade consistia em duas áreas distintas: o domínio físico do material e o reino imaterial da mente”2. Descartes acreditava também, que em alguns momentos as atividades humanas eram decorrentes da interação da mente e do físico. Entre essas atividades havia a sensação, a imaginação e o instinto.

Por volta do séc. XVII/XIX, duas formas de pensar foram estabelecidas: o Empirismo Inglês, que acreditava que todo o conhecimento se baseava nas sensações, e o Racionalismo Alemão, que acreditava que a mente teria o poder de gerar idéias, independentemente da estimulação sensorial. Todo o conhecimento se basearia desta forma, na razão, e a percepção seria um processo seletivo.

Com campo próprio de estudo, a Psicologia se preocupa com o Homem. Segundo Lauro de Oliveira Lima a Psicologia individual pode ser considerada como “Microssociologia”. Para ele, “não é possível observar o ser humano senão através de momentos nos quais se encontra em interação”. Nesse caso, os fenômenos psicológicos são sempre estruturais e estruturantes, pois uma relação humana, sendo circular, tende a criar uma estrutura. Desta forma a Psicologia invade as fronteiras da sociologia. Sendo o indivíduo um organismo em ação, o campo da Biologia também está presente nos estudos da Psicologia.

A psicologia estuda comportamento humano e animal. O estudo do comportamento do animal irracional oferece bases importantes para a compreensão do comportamento humano, porém não se pode ignorar que as reações do ser humano e de qualquer ser irracional são totalmente diferentes tendo em vista que o homem é peculiar em suas manifestações com o meio e com outro individuo. Em síntese, a Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com