TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É PSICOLOGIA?

Resenha: O QUE É PSICOLOGIA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Resenha  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  305 Visualizações

O QUE É PSICOLOGIA?

A Psicologia estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano, analisando suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo tem a função de diagnosticar, previnir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. O profissional deve observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, ajudando-o a identificar a causa de seus problemas e a rever comportamentos inadequados.

Quem escolhe Psicologia como curso de graduação deve estar ciente de que não será uma tarefa fácil. Mais do que estar preparado técnica e emocionalmente para lidar com os problemas alheios, o psicólogo precisa estar preparado para enfrentar os próprios fantasmas. Amadurecimento pessoal e gosto pelo estudo são pré-requisitos necessários para quem quer ser bem sucedido na área. “O amadurecimento ocorre por meio de dois dispositivos importantes: o acompanhamento de um profissional mais experiente durante a formação e também com terapias para ajudar a compreender sua atuação”, diz a psicóloga Tatiana Benevides Magalhães Braga, ouvida pelo G1.

A ciência da Psicologia tem uma coleção de pensadores destacados em todo o mundo. Sigmund Freud e Carl Jung são os de maior renome com origem no continente europeu. Nos Estados Unidos, Joseph Campbell. Na França, Jean Piaget e Pierre Weil (que viveu também no Brasil). E, no Brasil, Carolina Bori e João Cláudio Todorov (fotos).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com