TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUESTIONÁRIO DE EPISTEMOLOGIA

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

RESPONDA AS QUESTÕES (individualmente ou em duplas)

  1. O que significa a expressão zeitgeist? Como você poderia exemplificar esse conceito com aspectos do Brasil em 2018?

É uma palavra alemã, significa espírito da época. Quando trazemos para a psicologia, e lemos em algum livro o autor está se referindo ao clima cultural e intelectual de determinada época ou de algo que surgiu naquela época. Exemplo: acho que como exemplo no Brasil, podemos a tecnologia da internet. Hoje nos comunicamos com nossos familiares e amigos, em um mesmo ambiente usando redes sociais.

  1. O que é mecanicismo e de que forma ele influenciou o pensamento científico no século XVII?

Mecanicismo é doutrina para a qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passíveis de explicação pelas leis da física e da química. Os cientistas da época viram que ciência e tecnologia foram à combinação perfeita. O mecanicismo teve um papel importante para a ciência, os cientistas por meio da experimentação e da observação viram “o estudo do funcionamento do universo como uma máquina”.

  1. O texto discute a questão dos robôs e das pessoas sendo vistas como máquinas. São dados exemplos de aspectos da física, filosofia, romances e histórias infantis. Você acha que isso pode ser considerado um exemplo da necessidade de o psicólogo ter uma formação abrangente e multifacetada? Justifique sua resposta.

Sim. Acredito que o psicólogo não tem que fixar apenas em uma determinada área, seu conhecido deve ser amplo, abrangendo outros pontos, pois além dele adquirir novos conhecimentos, também poderá ajudar com mais precisão seus pacientes. Ele terá uma credibilidade maior diante de várias situações.

  1. Qual a contribuição de Ada Lovelace para a compreensão e desenvolvimento da máquina calculadora de Babbage?

Ada Lovelase publicou  uma clara explicação a respeito do funcionamento da máquina calculadora e também sobre as possíveis aplicações e implicações filosóficas. Ela disse que a maquina calculadora, não era capaz por si própria de criar ou desenvolver nada novo, executava apenas o que ela estava programada para fazer.

  1. O que é empirismo e em que sentido ele se distancia do pensamento anterior ao seu surgimento?

É um movimento filosófico que acredita nas experiências humanas como únicas responsáveis pela formação das ideais e conceitos existentes no mundo. Empirismo defendia a ideia  de que o conhecimento só podia ser construído através dos sentidos, de experiências concretas, particularizadas.

  1. Como Descartes resolveu o problema mente-corpo? Como resumir sua Doutrina das Ideias?

Descartes resolveu o problema mente-corpo publicando sua teoria. Sua ideia era de que a mente e o corpo eram realmente postos de diferentes essências, sendo a mente influencia do corpo, mas a influencia era maior do que se acreditava.  A relação não era apenas unilateral, mas mutua.

  1. Como definir o positivismo de A. Comte?

Positivismo: doutrina que reconhece somente os fenômenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis. Para Comte qualquer objeto de estudo de natureza especialista, dedutível ou metafísica era considerada ilusória e assim rejeitado. 
Ele decidiu limitar o trabalho a fatos inquestionáveis, ou seja, aqueles determinados exclusivamente por meios de métodos científicos.

  1. O que é mentalismo?

Mentabolismo: doutrina que considera que todo conhecimento e função de um fenômeno mental e depende da pessoa que percebe ou vivência.

  1. Compare as explicações a respeito da associação apresentadas por Hume, Hartley, James Mill e John S. Mill.

  1. Faça uma comparação e destaque os pontos divergentes das posições de James Mill e John S. Mill acerca da natureza da mente.
  1. Comente como se deu a ascensão e a queda da frenologia, movimento criado por Franz Josef Gall.
  1. Por que a psicologia experimental surgiu na Alemanha?
  1. Comente brevemente as contribuições de Fechner para o surgimento da psicologia experimental.
  1. Por que Wilhelm Wundt é considerado o pai da psicologia moderna?

Wundt foi o fundador da psicologia como disciplina acadêmica formal, instalou o primeiro laboratório, lançou a primeira revista especializada e deu início a psicologia experimental como a ciência. Alem disso participou do processo de fundação de uma escola do pensamento.

  1. Em que consistia o método de introspecção de Wundt?  

Wundt estabeleceu que o método de observação devia necessariamente utilizar-se da introspecção, ou seja, do autoexame do estado mental. Introspecção auto análise da mente para inspecionar e relatar pensamentos ou sentimentos pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com