TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Esclerose Múltipla?

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 11

O que é Esclerose Múltipla?

A Esclerose múltipla EM é uma doença neurológica,crômica e auto-imune ou seja,as  células de defesa do orgamisno atacam o próprio sistema nervoso central,provocando  lesões  cerebrais e medulares .Embora a causa da doença ainda seja  desconhecida .a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo,o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes,os pacientes são geralmente jovens,em especial mulheres de 20 a 40 anos.A esclerose multiplica  não tem cura  epode se manifestar por diversos sintomas,como por exemplo:Fadiga intensa,depressão,fraqueza muscular,alteração do esquilibrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal da bexiga.A desmilinização causa pontos de inflamação que prejudica os axônios acumulando incapacitações neurológicas.Estes pontos buscam uma reconstrução coma formação de cicatrizez,porem não é possível manter a mesma função  do tecido original.As cicatrizes são formas encontradas pelo organismo de curar imflamação.É A partir desse processo que caracteriza o nome da doença.-Esclerose significa cicatriz.

Os pacientes podem se recuperar clinicamente total ou parcialmente dos ataques individuais de desmielinizaçao,produzindo-se o curso clássico da doença,ou seja,surtos (período em que se manifesta intercalados com períodos sem manifestação).

O diagnostico e basicamente clinico e laboratorial,embora em alguns casos podem ser insuficientes para definir de imediato se a pessoa tem ou não esclerose Múlplica,isso acontece pois os sintomas se assemelham a outros tipos de doenças neurológicas.Nestes casos a confirmação diagnostico pode levar mais tempo.Apesar de ainda não existir a cura para a Esclerose Multiplica muito pode ser feito para ajudar os pacientes a serem independente e a terem uma vida confortável e produtiva.

[pic 1]

A ABEM estima que atualmente 35 mil brasileiros tenham Esclerose múltipla:

Esta doença Neurológica:

Não e uma doença metal.

Não e contagiosa.

Não e suscetível de prevenção.

Não tem cura e seu tratamento consiste em atenuar os efeitos e desaceleram a progressão da doença.

 

Sintomas mais comuns:

Os sintomas eles pode ser leves ou fortes  e rapidamente aparecem tal,como ele desaparem totalmente ou não  se pode prever.

No cérebro:

            Visão dupla.

             Falta de força e de sensibilidade nos membros superior e inferior: 

       Desequilíbrio.

             Fadiga.

 

Na medula espinal:

 

Fraqueza dos membros

Dificuldades de locomoção..         

           Rigidez e sensação de membros pesados .   

       Dormência,dores.

   

Fadiga:

Sintomas debilitante de instalação imprevisível ou desproporcional em relação á atividade realizada. A fadiga é um sintomas mais comum e um dos mais incapacitante da EM,que si manifesta-se por um cansaço intenso e momentaneamente incapacitante muito comum quando o paciente se expõe ao calor ou quando faz esforço físico intenso.

Alterações Fonoaudiológicas:

Pode surgi no inicio da doença ou no decorrer dos anos alterados,ligando a fala e deglutição com sintomas como : fala lentificada,palavras arrastadas,voz trêmula,disartrias,fala escandida e disfasias (dificuldade para engolir,liquido,patosos e sólidos).  

Transtornos Visuais: 

Visão embaçada

Visão dupla

Problemas de equilíbrio e coordenação:

Perda de equilíbrio

Tremores

Instabilidade ao caminhar

Vertigens e náuseas
Falta de coordenação
Debilidade ( pode afetar pernas e o andar)

Fraqueza geral

Espasticidade:

 A espasticidade é arigidez de um membro inferior, A parestesia  compromete a sensação tátil normal,que pode surgi como sensação de queimação e formigamneto pelo corpo. Outras sensações não defimidas como dor ,por exemplo.

Transtornos cognitivos:

O pacinete pode apresentar sintomas cognitivos,ou seja de memória  durante qualquer momento da doença e independendo da presença de sintomas físicos,motoras.As funções cognitivas mais freqüentemente comprometidas são  no processamento da memória e na execução de tarefas.Os individus se queixam muito que levam mais tempo para memorizar as tarefas e possuem mais dificuldades para executar as mesmas.  

 Transtornos emocionais:

Pode haver depressivos, ansiosos transtorno de humor,irritabilidade,flutuação entre  depressão e mania ( transtorno bibolar). 

Sexualidade:

Disfunção erétil nos homens,

Diminuição de lubrificação vaginal nas mulheres.
Comprometimento da sensibilidade do períneo ( região da genitáli

Diagnóstico :


A primeira coisa a ser feita em caso de suspeita de Esclerose Múltipla é buscar esclarecer o diagnostico. Deve-se procurar o médico neurologista que e o profissional mais adequado para investigar e tratar paciente com a doença. Existe uma série de doença inflamatória e infecciosas que podem ter sintomas semelhantes ao da Esclerose Múltipla.O mais importante é aliar aspectos,conhecimento médico,historia da pessoa e exames físicos ,neurológicos e laboratoriais.

Os enganos mais comuns:

Subvalorizar sintomas. ,levando a falso positivo e falso negativo em relação ao diagnóstico de EM.

 PAREI AQUI

  • Os critérios básicos para diagnosticar a EM são:

Evidência de múltiplas lesões no Sistema Nervoso Central (SNC).

Evidência (clínica ou paraclínica) de pelo menos dois episódios de distúrbio neurológico num indivíduo entre 10 e 59 anos de idade.

 

  • Os exames solicitados pelo médico neurologista para auxiliar no diagnóstico são:

Ressonância Magnética de crânio e coluna em níveis cervical, torácico, lombar (em alguns casos).

Líquor onde o fluido que banha o SNC é retirado para exame.

Potencial evocado que mede a condução nervosa no seu trajeto visual, auditivo, motor e sensorial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (64.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com