TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Personalidade?

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

O que é personalidade?

 

De onde provem as teorias sobre a personalidade?

A psicologia da personalidade oferece as ferramentas para começarmos a compreender por que as pessoas são como são. Muitas teorias sobre a personalidade originaram-se de observações meticulosas e da profunda introspecção de pensadores criteriosos.

Na prática, quase todas as teorias sobre personalidade abrangem alguns elementos de todas essas abordagens. Todas as teorias desenvolvem-se em parte por dedução, cm parte por indução c cm parte por analogia. Às vezes, surgem mal-entendidos interessantes em decorrência de não se reconhecer esse fato.

A psicologia da personalidade, contudo, não tem uma estrutura onisciente largamente aceita. Isso quer dizer que tanto as explicações concorrentes dos fenômenos da personalidade devem ser examinadas quanto a psicologia da personalidade é caracterizada por um conjunto de abordagens rivais intelectualmente estimulantes. Além disso, algumas teorias são mais aplicáveis a determinados domínios que outras.

Apresentação preliminar das perspectivas

Vários outros teóricos e pesquisadores da personalidade são bastante conhecidos, mas o melhor e mais moderno entendimento da personalidade provém de uma síntese da investigação psicológica sobre matérias como natureza do self psicobiologia, teorias da aprendizagem, teorias dos traços, abordagens existenciais e psicologia social.

 

Visão geral das oito perspectivas

Curiosamente, na psicologia o estudo sobre o inconsciente mais uma vez passou a ser uma área significativa da pesquisa em andamento. Hoje não há dúvida de que no cérebro existem subsistemas complexos e ocultos, exatamente como Freud postulou.

Da mesma forma que as pessoas nascem de diferentes tamanhos, aspectos e cores, elas diferem relativamente entre si no que se refere aos sistemas biológicos.

A característica de um indivíduo de natureza emocional e motivacional, em geral conhecida como temperamento, é influenciada significativamente por vários fatores biológicos. Esses temas vêm atraindo a atenção de cientistas de vanguarda desde a época de Charles Darwin. Hoje, novos avanços na teoria da evolução e na compreensão da genética humana estão sendo aplicados na psicologia da personalidade.

Religião

A tradição judaico-cristã ocidental assevera que o gênero humano foi criado à imagem de Deus e desde o princípio enfrentou tentações e conflitos morais. As pessoas cumprem um propósito divino e lutam pelo bem e contra o mal. Nessa tradição, a natureza das pessoas é principalmente espiritual — um espírito habita o corpo enquanto ele existe na Terra. Esses conceitos desestimulam e até mesmo impedem uma análise científica da personalidade, pois consideram as pessoas não como parte da natureza, mas como pane da ordem divina.

Biologia evolucionista

As influências mais diretas sobre a moderna psicologia da personalidade podem ser remontadas aos avanços nas ciências biológicas durante o século XIX. Por que alguns animais como os tigres são agressivos e solitários, enquanto outros, como os chimpanzés, são sociáveis c cooperativos? Que características os seres humanos compartilham com os outros animais? O maior avanço no pensamento biológico, no século XIX, foi a teoria da evolução. Charles Darwin, baseando-se em ideias propostas por outras pessoas, afirmou que as características individuais que evoluíram foram aquelas que permitiram ao ser vivo transmitir os genes aos descendentes. Os indivíduos que não se adaptassem bem às exigências do ambiente em que viviam não conseguiriam sobreviver para reproduzir.

Personalidade dos animais

A psicologia da personalidade começou a se desenvolver no fim do século XIX, depois que Charles Darwin tornou pública a teoria da evolução. Darwin revolucionou a biologia, bem como as concepções sobre a natureza humana, propondo que todas as espécies, incluindo os seres humanos, teriam evoluído durante milênios, na medida em que aqueles organismos que mais se adaptassem ao respectivo meio seriam capazes de sobreviver e reproduzir.

Nós, em geral, gostamos de falar sobre nossos cachorros, gatos e mesmo peixes usando termos como dócil, agressivo, inteligente, empático e assim por diante. Contudo, seria essa atitude simplesmente antropomorfista? Isto é, será que estamos sendo tolos em ver traços humanos em animais de estimação? A pesquisa moderna sobre a personalidade nos permite começar a responder perguntas como essa. Por exemplo, tendo em vista que os animais não podem falar sobre si mesmos ou auto conceituar-se em estudos sobre a personalidade dos animais passaram a empregar classificações de traço (julgamentos) leitos pelos seres humanos. Felizmente, as pesquisas soba- a personalidade ensinaram os pesquisadores a conceber classificações confiáveis (que podem ser reproduzidas) e classificações válidas (que somente se concentram no traço em questão). Os animais podem também ser submetidos a testes experimentais para codificar como eles reagem em determinadas circunstâncias (como cm situações de competição por comida). Os especialistas acabam de fato concordando nas classificações da personalidade dos animais, especialmente em determinadas dimensões básicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com