TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade E Comportamento

Casos: Personalidade E Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  786 Visualizações

Personalidade e Comportamento

È o conjunto relativamente estável de características que diferenciam o comportamento individual. Tendo como origem os fatores que influenciam na personalidade: hereditariedade e ambiente.

Existem quatro teorias da personalidade que são as mais correntes:

A) Teoria dos traços de personalidade- ela parte do princípio de que para entender os indivíduos é preciso que literalmente segmentos os padrões de comportamento em uma série de traços observáveis.

B) Teoria psicodâmica- Conforme ao mestre criado da psicanálise, Sigmund Freud que enfatiza o inconsciente humano como determinante do comportamento, conforme os três elementos O id, o ego, superego. Id instintos, impulsos, opera sem censura, o ego busca o equilíbrio é a realidade e o superego consciência, valores, o que não devemos fazer.

C) Teoria humanista- Carl Rogersa acreditava que todos os homens possuem impulso interno, tornarem-se tudo aquilo que eles têm condições de vir a ser, tendo seu foco de crescimento.

D) Abordagem integrativa- Focar simultaneamente na pessoa como um todo e nas variáveis situacionais e a combinação atribuir as causas do comportamento do indivíduo.

Carl Jung, psiquiatra suíço desenvolveu a noção de que as pessoas são fundamentalmente diferentes, mas também fundamentalmente semelhantes, propõe que a população em geral é formada por dois tipo básicos introvertidos e extrovertidos .

Jung sugeriu que as similitudes e as diferenças humanas podiam ser entendidas ao combinarmos as preferências. Sua teoria dizia que não há certo ou errado em tudo isso, que nenhuma preferência é superior a outra e que as diferenças devem ser compreendidas e celebradas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com