TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Psicologia

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  1.352 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS - CESP

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – 1° PERÍODO

RESUMO DO LIVRO O QUE É PSICOLOGIA

Parintins – AM

2013

Raiane Nunes Fernandes

Trabalho apresentado à UEA como registro para obtenção de nota parcial da disciplina Pisicologia Geral e da Personalidade sob orientação da profª Georgina Vasconcelos

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo realizar um resumo sobre o livro O Que É Psicologia de autoria de Maria Luiza Silveira Teles.

O livro esta dividido em seis capítulos que abordam sobre os fundamentos da psicologia do homem. Para tentar descobrir sua identidade, o homem começa a se fazer uma serie de perguntas com preocupações e tentativas de tentar resolvê-las.

A principal finalidade do livro é saber o conceito de Psicologia. Mas para que possamos entender isso, foi desenvolvida uma serie de contextos em busca do entendimento sobre o Homem, principal foco da psicologia.

Apresentando suas corretes de pensamentos durante seu contexto histórico até a atualidade, em busca de recursos visando sempre o comportamento do Homem, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro.

Enfim, vamos entender o papel do psicólogo em diversas áreas, para tentar resolver as frustrações, os conflitos e a ansiedade que toma conta do Homem na sociedade moderna.

I Capítulo – O Que É Psicologia?

Para tentarmos resolver nossas preocupações, passamos a nos fazer algumas perguntas: quem sou eu? Quais as minhas necessidades? Como aprendo? e etc. Tanto as perguntas como as respostas tem sido diferentes de acordo com a época e a sociedade. Isso não interfere no que a psicologia busca entender como o Homem se relaciona consigo próprio e com o ambiente no qual se relaciona.

O Homem, mais do que nunca, se encontra dividido, cheio de duvidas e questionamentos, necessitando de ajuda. Tudo isso são frutos de uma sociedade caótica e competitiva em que vivemos, causada pelo capitalismo.

A psicologia é uma ciência que tenta buscar recursos nesse sentido, o entendimento do Homem. Ela passou, durante séculos, a ser chamada de ciência da alma ou estudo da alma. Mas houve um rompimento desse pensamento, com o filosofo Frances René Descartes (1596 – 1650) fazia distinção de corpo e alma.

Os séculos XIX e XX eram dominados por duas grandes correntes: o empirismo inglês e o racionalismo alemão. O empirismo acreditava que todo conhecimento se baseava nas sensações. Já os racionalistas, afirmavam que a mente teria o poder de gerar ideias, independentes das estimulações sensoriais.

Com a criação do primeiro laboratório, criado por Wundt a partir 1879, em Leipzig, a Psicologia passou a ser considerada como ciência, pelo simples fato de, os cientistas, fazerem experimentos.

O Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, Gestalismo e Psicanálise, são as chamadas escolas psicológicas, que surgiram no inicio do século XX. A psicologia tem agora seu próprio campo de estudos. Diferentemente das outras ciências ela se preocupa com o Homem.

A psicologia é o estudo do comportamento. Para que ela possa entendê-lo, ela deve alcançar três objetivos: a descrição, a predição e o controle do comportamento.

II Capítulo – O Homem: Um Ser Especial

O Homem se diferencia dos outros animais porque vive no meio social. O animal possui instintos, preparado pela própria natureza. Já o Homem terá de aprender as coisas mais simples, como mamar. Pode-se dizer que o ser humano, tem reflexos, necessidades, impulsos, mas não instintos. Ele é um ser especial, pois tem de aprender praticamente tudo e possui uma capacidade extraordinária para isso, com base na aprendizagem.

Através da linguagem o homem pensa, lembra, elabora conceitos, organiza suas experiências, trabalha no nível da abstração, prevê, julga, planeja, idealiza. É também através dela que as pessoas se comunicam, passando uma para as outras suas expectativas de comportamento.

Sendo a linguagem tão importante, devemos se perguntar se a psicologia não é, também, a Ciência das Comunicações e o psicólogo um verdadeiro comunicólogo.

III Capítulo – O Mecanismo do Comportamento

As nossas necessidades físicas, psíquicas e sócias nos levam a forma o mecanismo do comportamento, indo em busca de satisfação ou redução de tensão. Alem das nossas necessidades, temos também tendência em ajudar o outro no atendimento das próprias necessidades.

No decorrer da nossa existência, vamos nos adaptando no Mundo, com suas series de regras, limitações, conceitos. Através da aprendizagem, o ser humano vai se ajustando levando em consideração os fundamentos das experiências na família, escola e na sociedade. Em poucas palavras, o processo de desenvolvimento humano é um processo de ajustamento.

Conflito, Frustração e ansiedade

Quando desejamos alcançar um objetivo e não conseguimos, sentimo-nos frustrados. A frustração pode ser classificada em:

 Frustração por demora é talvez a mais comum e aquela que as pessoas se adaptam com maior facilidade.

 Frustração por contrariedade ocorre quando alguma interferência, alguma barreira nos separa de nosso objetivo.

 Frustração por conflito acontece quando nos vemos diante de duas exigências e só podemos atender a uma.

Relacionado com a frustração, o conflito, também se da diante das exigências, onde só podemos atender uma. Existem obstáculos que, frequentemente, interferem na resolução dos conflitos, como o fracasso, a própria irritabilidade, nervosismo, agressividade e protesto.

A ansiedade é bastante semelhante ao medo e desencadeia as mesmas sensações físicas. A característica principal da ansiedade é a impressão de que algo terrível e indefinido ameaça o indivíduo, algo contra o qual ele se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com