TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Psicologia?

Artigos Científicos: O Que é Psicologia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSOS: Fisioterapia

PERÍODO: 1º Semestre- Matutino

DISCIPLINA: Psicologia

O QUE É PSICOLOGIA

Entende-se do livro que o homem, desde a antiguidade, se preocupa com o seu interior e com suas relações no ambiente social. Desde épocas passadas a busca pela própria identidade é o que está em cheque meio à sociedade.

E para tentar solucionar as mais diversas perguntas, que o ser humano faz sobre o seu ser, a psicologia age de forma a entender e buscar a melhor forma possível para que o indivíduo consiga conviver com os outros e consigo de forma harmônica. Daí então se denomina a psicologia como a ciência que estuda o comportamento humano e de outros animais. A psicologia está presente em todas as áreas em que se atue diretamente com pessoas, não só na área da saúde, mas também na área da educação, jurídica, dentre outras.

Segundo a obra a psicologia busca alcançar três objetivos fundamentais para a então compreensão do comportamento do indivíduo: a descrição, a predição e o controle ou capacidade de manipulação. A primeira afirma que o profissional comportamental deverá ter a capacidade de relatar o que acontece com o paciente sem que haja qualquer tipo de intervenção por meio do auditor. A segunda descreve os atos de causa- efeito, na qual o profissional consegue perceber determinado tipo de comportamento frequentemente utilizado pelo paciente em determinadas situações, como se agisse de maneira “automática”. E o terceiro objetivo a ser alcançado é o de persuasão e indução, utilizando métodos de estímulos no inconsciente a fim de alcançar um determinado objetivo.

Já dizia Aristóteles, “o homem é um ser racional incapaz de viver sozinho”, pois diferente outros dos animais que nascem com um “sistema de sobrevivência”, onde desde pequenos conseguem obter seu próprio alimento, moradia e outros meios fundamentais p¬¬¬ara sobreviver, o homem necessita do convívio social para suprir suas necessidades primárias de sobrevivência. Dessa forma, a psicologia auxilia o homem a entender o comportamento humano em sociedade compreendendo suas necessidades físicas, psíquicas e sociais.

De maneira geral o comportamento humano é entendido a partir do momento em que os seus processos de ajustamento e de desenvolvimento são compreendidos, isto é, o indivíduo necessita de alguém para que o auxilie e ensinei-o a fazer suas necessidades básicas de ajustamento social, para que consiga conviver harmonicamente com os outros seres. É nesse momento que o papel do psicólogo é importante, pois o mesmo trabalhará procurando ajudar os indivíduos a se compreenderem e se relacionarem melhor com outras pessoas e a lidarem com suas emoções e sentimentos.

Em síntese, a psicologia atua em várias áreas de comportamento, em busca de compreender o ser humano sendo o foco para estudos e pesquisas o homem, por isso que ela é considerada a única ciência que se preocupa com o ser humano, com suas necessidades, com seus relacionamentos e com a busca de sua identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com