TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Psicologia Social

Dissertações: O Que é Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

O livro- Oque é Psicologia Social é uma leitura de fácil compreensão, enfatizando os principais conceitos do que seja a Psicologia social. A autora escreve sobre temas atuais como nos tornamos sociais, como entender o mundo que nos cerca, a família, escola, trabalho e classe social, o individuo na comunidade e a psicologia social no Brasil.

O texto logo na introdução junto aos demais temas, explica sobre o que vem a ser Psicologia Social. Em um primeiro momento a autora define o que é psicologia, sendo ela, um estudo do comportamento dos indivíduos e a psicologia social estuda o comportamento do individuo nas suas relações sociais. A autora traz uma questão importante: Quando o comportamento se torna social? Sendo assim, cada organismo tem suas características específicas, que se dá através do ambiente em que se encontra que proporciona essa diferenciação de cada um. Essas influências que o indivíduo tem do meio, se dá a partir da linguagem, assim as palavras tem um significado, que determinam uma visão de mundo. Para Silvia Lane, o que deve ser apreendido deve ser determinado socialmente. Assim a Psicologia Social é a relação entre o individuo e a sociedade. E a grande preocupação da Psicologia Social é saber como o homem se insere no processo histórico.

Desde os primeiro momento de vida, quando precisa de outras pessoas para a sobrevivência, o individuo já é considerado um ser social, recorrendo a um padrão que cada sociedade desenvolve e considera correta. Para isso é necessário uma identidade social e a consciência de si, ou seja, o papel do outro é fundamental para o nosso desenvolvimento.

A linguagem, segundo Leontiev é aquilo que ”através do que se generaliza a experiência da prática sócia – histórica da humanidade.” A linguagem coopera para a sobrevivência, porém, não deve somente considerar o ato de falar, “é todo aquele comportamento reforçado através da mediação de outras pessoas”, segundo Skinner. Essa definição abrange também, o falar, o escrever. Cabe ainda ressaltar que a linguagem exerce a mediadora entre os indivíduos e o mundo, na medida em que começam as representações sociais. Assim, estamos aptos na inserção na sociedade e existem dois processos de socialização que são determinantes das especificidades próprias das classes sociais, a primeira é a família, meio necessário para a sobrevivência, que de acordo com a Psicologia Social, exerce a primeira socialização e é a partir daí que se formam os valores e em seguida é a escola, onde os objetivos, conteúdos, direitos e deveres são definidos a fim de reproduzir conhecimentos necessários para a transmissão da cultura.

As formas de sobrevivência geram as relações sociais necessárias para manter as relações de produção. O trabalho é visto como resultado de necessidades de bens e consumo. As produções de bens materiais atendem a subsistência social e visa o lucro e o aumento do capital. O capitalismo, implica na existência de duas classes sociais, uma que tem o capital e outra que vende sua força de trabalho, criando assim relações de poder, que geram, classes sociais de diferentes opiniões, que por sua vez determinam as relações sociais entre os indivíduos. O individualismo capitalista aparece como o grande vilão da sociedade, deixando de lado o ser social.

A psicologia social no Brasil tem raízes americanas, o objetivo era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com