TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário de Antropologia

Por:   •  6/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário de Antropologia

  • Diga quais são as diferenças básicas entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais?

       Ciências naturais são ramos da ciência que estudam os detalhes do      mundo natural, através de metódos ciênfificos, enquanto as ciências sociais é qualquer estudo que está na sociedade e seu desenvolvimento.

  • Defina Antropologia

A Antropologia pode ser definida com a ciência do homem que engloba, origem, evolução, desenvolvimento ( fisíco, cultural e material) filosofia, psicologia, costumes, crenças e etc...

  • O que consistiu na Antropologia de Gabinete?

A Antropologia de gabinete é aquela que se baseia em uma pesquisa feita na sociedade, e tenta entender sua cultura sem ver de fato como funciona, se baseia na opnião de outras pessos que estiveram lá, e são feitas por: entrevistas, notícias entre outros.

  • Explique os conceitos Etnocentrismo e Evolucionismo, pela perspectiva da Antropologia:

Evolucionismo para a antropologia segue um processo epstemiológico pelo qual se tem como forma de desenvolovimento a absoluta ideia de um processo de aculturamento, nas chamadas teorias evolucionistas, que revolucionaram a antropologia. Já o Etnocentrismo é a visão de alguém que considera seu grupo étnico ou cultural o centro de tudo, mais importante que qualquer outra cultura.

  • Qual é a relação entre Culturalismo Relativismo Cultural?

O culturalismo na antropologia esta dividida em vertentes onde cada uma defende uma tese, focando em um aspecto de ser e viver do ser humano. Enquanto o relativismo cultural defende que cada cultura é relativa a si mesma, onde não existe um critério absoluto e universal, já que cada cultura tem seus próprios valores.

  • O que foi o Iluminismo? E quais os principais pensadores dessa época?

Foi um movimento intelectual que defendia o uso da razão, e pregava maior liberdade ecônomica e política baseada nos ideais da liberdade, igualdade e fraternidade.

Pensadores: John Locke, Voltarie, Rousseau, Montesquieu, Denis Diderot e Adam Smith.

  • Qual é a relação existente entre Hobbes e Rousseau?

Ambos são considerados contratualistas, onde compreendem que a sociedade é uma criação racional do homem e que houve um momento anterior a sociedade a ponto dela ter sido posteriormente criada sendo chamado de estado de natureza.

  • O que é a teoria liberal de John Locke?

Era o pensamento que defendia a liberdade intelectual e a tolerância política e moral baseada na liberdadee igualdade perante a lei.

  • Para John Look o Estado tem 3 funções, diga quais são?

Executivo/ Legislativo/ Judíciario

Sendo o Legislativo representar o povo nos seus direitos e interesses, e na visão de John Locke o Executivo e o Judíciario andam juntos esse spoderes não são distintos onde fazem cumprir as leis elaboradas pelo legislativo.

  • Comente a Revolução francesa?

A revolta Francesa ocorreuentre 1789 e 1799 foi responsável pelo fim da aristocracia, a revolução foi um ciclo que marcou o fim do absolutismo, ondedeu-se o surgimento de um "novo mundo" sobre gritos de igualdade, fraternidade e liberdade gerando muita libertações de laços que prendiam camponeses, clero e nobreza.

  • Comente a Revolução Industrial e o trabalho?

Ocorreu na Europa nos séculos XVII e XIX foi um periodo de grande desenvolvimento tecnologico, o principal ponto foi a mudança do trabalho artesanal para o trabalho assalariado com o uso de maquinas, assim gerando aumento nas produções, surgimentos de grandes empresas, que acabam trazendo benefícios e malefícios para a sociedade.

  • O que você entende por Darwinismo?

É um conjunto de estudos e teorias sobre a evolução das espécies, a teoria fala que todos descendem de ancestrais comuns que ao longo do tempo foram sofrendo alterações, ele acredita que essas modificações são imperceptiveis de uma geração pra outra, mas ao longo do tempo quando acumuladasjustificam as diferençs entre novas especies.

  • O que você entende sobre por Darwinismo social?

O Darwinismo social é o nome usado para várias teorias da sociedade na decada de 1870, Darwin usa para falar da seleção natural entre os seres vivos através da evolução, a separação daqueles que conseguem se sustentar com aqueles que lutam pelo sobrevivência.

  • Qual a revelação entre Darwinismo social e os acontecimentos: Escravidão (racismo) e Nazismo?

A divisão entre os que conseguiam se sustentar e aqueles que lutavam para sobreviver, criou "camadas sociais" assim dando destaque ao trabalho escravo, ficando mais intenso o surgimento do racismo, nazismo, facismo, eugenia etc...

  • Comente o positivismo de Comte:

O positivismo de Comte é uma corrente filosofica que defene a ideia de que o conhecimento cientifico seria a unica forma de conhecimento verdadeiro, e a partir desse principio pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, as relações sociais e éticas.

  • Qual é o ineditismo de Comte?

Ineditismo de Comte foi a transformar o estudo da sociedade em ciência.

  • O que você entende por Sociologia, uma “ciência positivista”?

Essa idéia é inspirada em um ideal de progresso continuo na humanidade, o pensamento consiste na marcha progressiva da humanidade, o progresso é uma constatação histórica que deve ser sempre reforçado, segundo Comte que foi o criador do positivismo e chamou de ciência positiva que teria grande expressão na sociologia.

  • Para Conte a razão (pensamento)pode evoluir. Comente a lei dos 3 estados’’:

Teológico: onde Deus está presente em tudo que acontece e tudo acontece conforme a vontade dele.

Metafísico: no qual a descrença em Deus levam a crer em relações misteriosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com