TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário de Pesquisa

Por:   •  22/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS-UNIGRAN

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE PSICOPEDAGOGIA

QUESTIONÁRIO AOS DOCENTES

  1. Nome (apenas as iniciais); Qual sua formação? Qual curso fez? Onde e quando o fez? Ano de conclusão? Fez ou faz curso de formação continuada? Qual turma leciona?

  1. Para você, o que venha a ser dislexia? Conhece seus sintomas?
  1. Já lecionou para alunos com necessidades educacionais especiais e alunos disléxicos?
  1. Procura estar atento (a)/informado (a) sobre a dislexia? Já fez ou procura fazer cursos de formação especifico a dislexia?
  1. Acredita que a dislexia possa ser confundida com outros transtornos/dificuldades de aprendizagem? Se sim, o que a faz ser confundida? Como poderia estar evitando tal confusão e possíveis rótulos?
  1. Como se dá seu planejamento escolar? Quais recursos são utilizados ao trabalhar com um aluno disléxico? Como ocorre a abordagem de conteúdos?
  1. Para você, quais as principais dificuldades que o docente enfrenta em relação às praticas de ensino com alunos disléxicos?
  1. Para você, o trabalho desenvolvido pela escola e demais docentes, estão ajudando no desenvolvimento de aprendizagem dos alunos com dificuldades/transtornos de aprendizagem, principalmente os disléxicos?
  1. Para você, há certo descaso por parte dos órgãos governamentais em relação ao apoio aos docentes e suas práticas de ensino e formação continuada?
  1. É importante não estigmatizar a criança, independente do lugar. Para você, o que pais e docentes podem estar procedendo para que tais estigmas/rótulos não ocorram?
  1. Como o docente pode identificar e diferenciar um aluno disléxico do demais?
  1. Tendo presente na sala de aula um aluno disléxico, quais metodologias e procedimentos escola e docente podem estar fazendo uso, visando melhorar o desempenho do aluno, este disléxico ou não?
  1. Para você, o que ainda precisa ser melhorado para garantir um processo de aprendizagem de qualidade a todos os alunos (com ou sem dificuldades/transtornos de aprendizagem)?
  1. Com relação as formações continuadas, o que ainda precisa ser melhorado? Que temas poderiam ser mais abordados e aprofundados?
  1. Apesar da disponibilidade de informações referentes as dificuldades/transtornos de aprendizagem, alguns docentes desconhecem o conceito de dislexia e seus sintomas. Para você, o que poderia ser feito para alterar tal realidade? Acredita haver um certo desdém pelos próprios docentes em não preocupar-se com esta situação, achando que nunca lecionarão para um aluno disléxico?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com